betclicpt
      Grandes Estádios
      Estádios

      Santiago Bérnabeu: a Casa Branca

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E0

      O Estádio Santiago Bernabéu é um dos mais míticos estádios do mundo. Casa do Real Madrid, foi palco de famosas equipas do clube blanco, como o Real Madrid das Cinco Copas, que venceu a Taça dos Campeões Europeus durante cinco épocas seguidas, como as outras equipas do clube que venceram todas as outras edições da Taça e da Liga dos Campeões.

      No Santiago Bernabéu, sempre com o apoio incondicional dos adeptos merengues, brilharam craques de renome mundial como Alfredo Di Stéfano, Ferenc Puskas, Raymond Kopa, Emílio Butragueño, Raúl González, Paco Gento, Hugo Sánchez, Roberto Carlos, Zinedine Zidane, Luís Figo, David Beckham ou Cristiano Ronaldo. Mais que o estádio do Real Madrid, o Bernabéu, como muitas vezes é carinhosamente tratado pelos amantes do jogo, é o "palco" do futebol. 

      Chamartín

      Quem percorre o Paseo de la Castellana não imagina certamente que no começo do século XX Chamartín era ainda um arrabalde da capital espanhola. Pequeno pueblo a curta distância de Madrid, Chamartin de la Rosa entrou na história por ter hospedado Napoleão Bonaparte aquando da sua campanha militar em Espanha.

      ©Getty / Gianni Ferrari
      Durante a primeira metade do século passado a cidade cresceu exponencialmente e o Paseo da Castellana cresceu em direção ao coração de Chamartín. Seria já depois de terminada a Guerra Cívil Espanhola que esta zona da cidade e a sua principal artéria sofreram alterações profundas. Seria só a 5 de junho de 1948 que Chamartín foi oficialmente integrado na cidade de Madrid. Seria nessa artéria que à época era conhecida como Avenida do Generalíssimo Franco, que nasceria o mítico Santiago Bernabéu...

      Nova casa em Chamartín

      Antes da Guerra Civil Espanhola o Real Madrid, então só Madrid FC, jogava no Estádio de Chamartín, que era a quinta «casa» a ser utilizada pelo clube desde a sua fundação. Seria nas proximidades do antigo recinto que nasceria o Nuevo Estádio de Chamartín, inaugurado a 14 dezembro de 1947, numa vitória dos merengues por 3x1 sobre o Belenenses.

      No começo do verão de 1944 Santiago Bernabéu conseguiu um empréstimo bancário para adquirir os terrenos circundantes do Estádio de Chamartín. O projeto arquitetónico da autoria da dupla Manuel Muñoz Monasterio e Luis Alemany Soler foi o escolhido por Santiago Bernabéu, que o apresentou publicamente no Palacio del Círculo de Bellas Artes a 5 de setembro de 1944. 

      A primeira pedra seria lançada a 27 de outubro. Durante três anos a obra cresceu entre avanços e recuos até ser inaugurada a 14 de dezembro de 1947, sob o nome oficial de Estadio real Madrid Club de Fútbol, nome esquecido pelos adeptos madridistas que desde a primeira hora lhe chamavam Chamartín ou Novo Chamartín.

      Com lotação para 75 mil espetadores o estádio do Real Madrid tornava-se no maior recinto do país e mais reforçaria essa posição quando em junho de 1955 aumentou a sua lotação para 125 mil lugares. Meses antes, a direção do clube decidira por unanimidade que o estádio passaria a ser conhecido como Estádio Santiago Bernabéu. 

      Casa Blanca

      É claro que não se pode dissociar a grandeza do Santiago Bernabéu dos sucessos do Real Madrid. A mítica Casa Blanca muito deve às conquistas das camisolas brancas de Di Stéfano, Puskas, Gento e companhia, que na segunda metade dos anos cinquenta tornaram o clube madridista numa força viva do futebol europeu, muito por obra da conquista de cinco Taças dos Campeões Europeus consecutivas.

      ©Getty / Shaun Botterill
      Ainda em 1957 o estádio recebia iluminação o que tornou possível a realização de jogos noturnos, o que ainda mais ajudou a reforçar a mítica das camisolas brancas, que passaram a ser televisionadas em Espanha e na Europa.

      As vitórias constantes do colosso madrileno tornaram o Real Madrid no clube mais famoso do Mundo, e obviamente o Santiago Bernabéu tornou-se a Meca a que todos aficionados da causa blanca rumavam. 

      A 30 de mais do mesmo ano de 1957 o Santiago Bernabéu foi palco da final da Taça dos Campeões Europeus entre o Real Madrid e os italianos da Fiorentina. A vitória sorriu aos espanhóis, graças aos golos de Gento e Di Stéfano.

      Casa europeia

      Pouco mais de dez anos depois o estádio iria presenciar a primeira final de Cruijff, quando o seu Ajax foi goleado pelo Milan de Rivera, Trapattoni e Prati. Seria preciso esperar mais onze anos para nova final na "Casa Blanca", desta vez foi o histórico de Nottingham Forest de Brian Clough que levantou a orelhuda batendo o Hamburger de Keegan e Magath. 

      Depois seria preciso esperar até 2010 para ver o Santiago Bernabéu receber nova final, desta feita já da Champions League, com o Inter de Mourinho a bater o Bayern de Van Gaal. 

      Euro 1964 e mundial de 1982

      Em 1964 à Espanha de Franco foi atribuida a organização do Campeonato da Europa de futebol. Os dois jogos da seleção da casa foram disputados no estádio, tanto a vitória sobre a Hungria na meia final como a vitória sobre a União Soviética no jogo decisivo.

      Em 1976, já depois da morte do Generalíssimo, a Espanha recebeu o direito de organizar o mundial da FIFA. O Santiago Bernabéu só recebeu os três jogos da segunda fase do grupo composto por Espanha, Alemanha e Inglaterra e a final, a vitória italiana sobre a Alemanha Federal (3x1).

       

       

      El 22 de junio de 1944, el Banco Mercantil e Industrial concede un crédito a Santiago Bernabéu por mediación de Rafael Salgado, presidente de la entidad bancaria, para adquirir los terrenos colindantes al viejo Estadio de Chamartín (obra del arquitecto José María Castell). El 5 de septiembre de 1944 se eligió en el Palacio del Círculo de Bellas Artes la maqueta de los arquitectos Manuel Muñoz Monetary y Luis Alemany Soler como la estructura que dio forma al estadio. El 27 de octubre de 1944 se bendicen los terrenos y se pone la primera piedra.5
       
      El Estadio se inauguró el día 14 de diciembre de 1947 en un partido entre el Real Madrid Club de Fútbol y Os Belenenses de Portugal, bajo el nombre de Estadio Real Madrid Club de Fútbol —aunque siguió siendo conocido entre los aficionados como Chamartín, o Nuevo Estadio Chamartín—.6 El recinto poseía una capacidad de 75 145 espectadores, de los cuales 27 645 poseían asientos (7125 cubiertos) y 47 500 de pie (2000 cubiertos). Sabino Barinaga logró el primer gol en el nuevo estadio en ese partido inaugural que acabó 3-1 a favor del Real Madrid. En esa década el Real Madrid ganó dos Copas del Generalísimo (1946 y 1947).
      Comentários (0)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      EAinda não foram registados comentários...
      Tópicos Relacionados
      Estádio
      Santiago Bernabéu
      Lotação81044
      Medidas105x68
      Inauguração1947