betclicpt
      Biografia
      Jogadores

      Fernando Gomes: O Bibota

      Texto por João Pedro Silveira
      l0
      E15

      Começando em Pinga e chegando a Falcao, o Futebol Clube do Porto sempre teve grandes avançados. Na história azul e branca ressaltam nomes como Kordnya, Pinga, Domingos, Jardel, Lisandro... Mas talvez nenhum seja tão querido dos dragões como o nome de Fernando Gomes, ou o «bi-bota», como tão carinhosamente ainda hoje é apodado pelos adeptos portistas.

      Fernando Gomes foi por seis vezes o melhor marcador do Campeonato Nacional, e vencedor de duas Botas de Ouro do jornal France Football, que premeiam o melhor artilheiro de todos os campeonatos da Europa.

      Rumo às Astúrias

      Natural da cidade do Porto, Gomes iniciou a carreira de dragão ao peito em 1974. Entre 1976/77 e 1978/79 conquistou por três vezes a «Bola de Ouro» e foi bicampeão nacional. Dois anos depois foi contratado pelos espanhóis do Sporting Gijón pela exorbitante quantia de 60 milhões de pesetas - na altura, uma das maiores transferências do mundo!

      Num dos primeiros jogos contra o Oviedo, um dos grandes rivais do Gijón, num amigável, encantou e marcou cinco golos, mas rapidamente lesionou-se e os dois anos em Espanha acabaram por se tornar um calvário. Ainda assim, marcou 16 golos pelo clube espanhol.

      Pinto da Costa e o Regresso

      Quando Pinto da Costa se torna Presidente do FC Porto, uma das suas primeiras prioridades foi ir buscar Gomes de volta. Os anos seguintes provaram ser uma decisão acertada.

      Mais três «Bolas de Prata» e duas «Botas de Ouro» (1983 e 1985), golos atrás de golos que conduziram o Porto a mais vitórias e títulos e a duas finais europeias.

      A derrota de Basileia e lesão antes de Viena

      Presente na derrota em Basileia contra a Juventus, foi fundamental na caminhada para a vitória na Taça dos Campeões contra o Bayern em Viena, jogo em que devido a lesão lamentavelmente não pode disputar, no que o próprio considerou ser a maior mágoa da sua carreira.

      No ano seguinte, já recuperado da lesão, marca um dos dois golos da vitória na Taça Intercontinental contra o Peñarol.

      Adorado pelos adeptos, o «bi-bota» torna-se um símbolo do clube e é com grande estranheza e decepção que os portistas lêem o treinador Tomislav Ivic clamar: “Gomes é Finito!”.

      Pouco depois Ivic substitui Gomes já na segunda parte do jogo da 2ª mão entre o FC Porto e o Ajax, a contar para a Supertaça Europeia, impedindo desta forma o capitão de erguer o troféu. O “tribunal das Antas” não perdoou e dispensou uma das maiores vaias da sua história ao treinador Croata.

      De leão ao peito

      Quando Ivic é substituído por Quinito e este proclama que com ele o Porto é “Gomes e mais dez”, tudo parece voltar à normalidade. Mas os maus resultados levam ao despedimento do treinador e ao regresso de Artur Jorge.

      Tudo corria bem até que numa fatídica noite o capitão se insurge contra o facto de os dirigentes serem servidos antes dos jogadores, quando já era tão tarde e havia um jogo no dia seguinte. Gomes é  temporariamente suspenso, surgem as trocas de acusações entre o jogador e Octávio Machado, então treinador adjunto.
      O resto é o fim de uma história de amor, com palavras duras, lágrimas, num processo em que ninguém ficou a ganhar. Gomes abandonava o clube pela porta pequena, mas a sua carreira não iria ficar por aí...

      Para tristeza de muitos portistas, e incompreensão de outros tantos, Fernando Gomes resolve continuar a carreira num dos rivais lisboetas, voltando ainda a pisar o relvado das Antas, mas desta vez com o leão ao peito. Para surpresa de muitos, que já desconfiavam da sua idade, Gomes chegou a Lisboa e desatou a marcar golos, tornando-se um ídolo dos adeptos dos leões.

      Na época de 1990/91, a sua última época como jogador, ainda apontou 22 golos no Campeonato,e foi fundamental na extraordinária carreira europeia do Sporting até as meias-finais da Taça UEFA.

      Também deixou uma a sua marca ao serviço da Seleção das Quinas: jogou 48 vezes e marcou 13 golos, tendo disputado a fase final do Euro 84 e o Mundial do México em 1986.

      D

      Fotografias(15)

      Capítulos
      Comentários (16)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Gomes
      2019-11-06 21h21m por jda
      O meu ídolo de infância. Comecei a amar o FC Porto a festejar muitos dos seus golos. Hoje luta contra essa doença maldita que é o cancro. Muita força!
      Era um craque!
      2019-08-14 02h35m por eduardonlirio
      Um grande jogador, dos melhores jogadores do país!
      Bibota
      2016-11-22 11h46m por Tarik10
      Parabéns craque!!!
      HJ
      O melhor de sempre
      2016-08-22 03h41m por hjerec
      O Fernando Gomes foi o melhor ponta de lança de sempre do fcporto, está tudo dito. Depois vem o Mario Jardel, Falcao, Jackson Martinez. Ainda foi goleador do sporting
      Não sabia que o bibota de Ouro
      2016-08-13 07h09m por SilverArrow
      tinha jogado pelo Sporting! E jogou até tão tarde. . . . . incrível. Estou mesmo surpreendido.
      CA
      PARABÉNS
      2012-11-22 19h13m por cajadix
      Muitos Parabéns Grande Gomes!!! grande abraço! (como sportinguista, que saudades de 90-91. . . )
      PE
      Ainda hoje do melhor que vi. . .
      2012-11-22 18h04m por Penta
      Ainda hoje não há jogadores a saberem jogar sem bola como ele, a desmarcarem-se como ele e a estar no sitio certo só Jardel e agora Falcão estiveram ao seu nível. . . atenção para evitar comentários isto para jogadores que jogaram em Portugal, não quero comentar Van Bastens, Gullits, Sanchez etc.

      Convem não esquecer que este Senhor quando marcou pelo Sporting ao FCPorto, disse que estava feliz pelo golo e exibição, e triste pelo clube do coração ter empatado um jogo que nã...ler comentário completo »
      CA
      1/3 dos golos. . .
      2012-11-22 15h14m por cavern
      que fez pelo fCp foram de penalty. . . mas era grande avançado sem dúvida!
      Parabéns!!!
      2012-11-22 15h02m por CDCFOREVER1
      Sem dúvida que na sua posição foi o melhor de sempre!Ponta de lança nato. . . "faro" pelo golo. . . um exímio cabeceador. . . . um atleta educado e respeitado por todos(menos o malvado do Óctávio)!!!
      Muitos Parabéns Fernando Gomes!!!
      NE
      bibota
      2012-11-22 14h54m por nelman
      infelizmente so vi o maior goleador da historia do magico porto atraves da tv, pelo que vi de todos os jogadores que vi radamel falcao e o mais parecido com o bibota.
      parabens bibota e muitas alegrias com o nosso magico porto
      Q1
      Parabens
      2012-11-22 14h46m por Q1Q2Q3Q4
      Parabens ao melhor jogador portugues de todos os tempos.
      Gomes
      2012-11-22 14h36m por GreatBlue
      Grandíssimo jogador! Um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos e melhor marcador da historia do FC Porto
      sera. . .
      2012-11-22 14h25m por VAL10
      bi bota, entao bi . . . nao e seguindo. . . ele ganhou em 1982/83 e depois 1984/85. isso e ser bi bota. . . . e marco van basten 1988 e 1989. o que se chama a isso. . . .
      Na altura
      2012-11-22 14h17m por DracoFortissimus
      300 mil €, a transferencia do Fernando GOmes esteve no top 10 das maiores transferencias de sempre. . .
      RO
      Pirisca
      2012-01-07 02h59m por rodri_rafa
      60 milhões de pesetas deviam ser qlq coisa como 60 e poucos mil contos, o que corresponderia agora a 300 mil euros, o que na altura era exorbitante :)
      PI
      Gomes
      2012-01-02 12h38m por Pirisca
      foi contratado pelos espanhóis do Sporting Gijón pela exorbitante quantia de 60 milhões de pesetas!

      Isto é lapso de escrita, 60 milhões de pesetas?
      Tópicos Relacionados
      TEXTO DISPONÍVEL EM...
      Grandes Estádios
      Grandes Estádios
      História