betclicpt
      Empate a duas bolas entre Sporting e FC Porto

      Ninguém se quis largar

      2020/10/17 22:40
      Texto por Hugo Filipe Martins

      Terminou empatado o primeiro clássico da época 2020/21. Em Alvalade, Sporting e FC Porto igualaram-se a duas bolas, num jogo com emoção, nem sempre bem jogado, mas que termina com um sorriso leonino pelo ponto resgatado por Vietto perto do final, num jogo que ficou marcado por estreias, regressos e alguma polémica antes do intervalo.

      A arte de aproveitar 

      Muitas vezes aguardado com ansiedade, o Clássico não é apenas um jogo, mas é inegável que perde encanto sem adeptos. Antes do encontro, os jogadores do Sporting ainda receberam o apoio de membros das claques e outros adeptos que se juntaram, numa recordação que este é um jogo especial, com história, a mais recente bem negativa para os leões. Há três épocas e meia sem vencer o FC Porto para a Liga, o Sporting procurava inverter uma tendência e mostrar que, apesar de ser apontado como estando num patamar abaixo dos dois principais candidatos ao título ainda é um dos grandes do nosso futebol. 

      Do outro lado estava o campeão nacional. O momento da equipa de Sérgio Conceição era delicado, pela derrota antes da paragem e pelas saídas de Danilo e de Alex Telles. Se Uribe foi um substituto natural para o internacional português, a aposta em Zaidu foi uma ligeira surpresa e o nigeriano deu muito que falar na primeira parte.

      Se havia quem estivesse à espera de um início expectante de ambos os lados cedo isso foi contrariado. Na baliza do leão, Adán foi obrigado a uma grande defesa quando ainda nem estava completado o primeiro minuto de jogo. Do outro lado, Marchesín mostrou que a recuperação tinha sido um sucesso e impediu Matheus Nunes de abrir o marcador. Inícios equilibrados, com o primeiro erro a dar vantagem aos leões. Mbemba cortou para as suas costas a contar com o auxílio de um colega, mas foi Nuno Santos a encontrar a bola e a rematar de primeira. Desta vez o argentino Marchesín não conseguiu evitar o 1x0, mas ainda havia muito para jogar.

      Arte de Corona foi diferenciadora ©Kapta+

      Em desvantagem, o FC Porto assumiu o jogo, algo que parecia agradar à formação leonina, que procurava sair com perigo em transição. Da subida de rendimento da equipa portista ao golo da igualdade não tardou muito e foi Uribe, que já tinha avisado com uma aproximação à baliza de Adán, a fazer o 1x1 de pé esquerdo, após excelente assistência de Zaidu. O nigeriano tinha tido um arranque algo nervoso, com uma falta perigosa sobre Porro, mas o passe para o golo do colombiano por momentos fez esquecer os cruzamentos teleguiados de Alex Telles.

      Apesar de não estar a ser um jogo brilhante, a partida estava interessante. Pela ânsia de chegar ao golo, havia erros de parte a parte, mas à medida que o jogo foi passando a equipa portista estabilizou, enquanto o Sporting continuava a «dar casas» no setor mais recuado e isso viria a ser fatal, até porque lá na frente o acerto não estava a ser o desejado. Depois de um desperdício de Pedro Gonçalves, sempre muito encostado ao flanco direito, o talento de Luis Diaz e Corona foi diferenciador. O colombiano aproveitou um par de erros na transição leonina após um canto e o mexicano fez o que melhor sabe. Drible e finalização de classe a levar os dragões em vantagem para o intervalo. No entanto, tal não aconteceu sem a polémica pimenta que tempera qualquer clássico - Pedro Gonçalves caiu na área, Zaidu viu segundo amarelo e foi assinalado penálti a favor dos leões. O VAR interviu, a decisão de Luís Godinho foi duplamente revertida e quem acabou por sair de cena foi Rúben Amorim, expulso na sequência dos protestos. Um fechar do pano que deixava água na boca para a cena final, mas a verdade é que a segunda parte esteve sempre longe do nível da primeira.

      Pepe estava a fechar as portas até que...

      Desde a bancada, Rúben Amorim era um espetador priveligiado, até por ser, juntamente com um adjunto, o único presente nas bancadas de Alvalade. Era daí que o técnico procurava intervir e mexer com o jogo, mas a verdade é que as alterações do treinador tardaram a resultar e em certos períodos pareceram até deixar os jogadores leoninos confusos. Do outro lado, Sérgio Conceição foi assistindo impávido e sereno a um jogo controlado por parte da sua equipa, sempre com Pepe pronto a suster qualquer ímpeto leonino.

      Defesa leonina passou por muitas dificuldades ©Kapta+

      Pelo tamanho da crónica facilmente percebe que a primeira parte teve muito mais para contar do que a segunda. É fácil de explicar. O Sporting continuou a cometer erros atrás, mas do outro lado o FC Porto também esteve longe de ser eficaz no aproveitamento. Em suma, eram duas equipas diferentes da postura da primeira parte e o jogo parecia mesmo arrastar-se para um final entediante, sem história para contar para lá das alterações - João Mário voltou a vestir a verde e branca, Toni Martínez, Nanu e Felipe Anderson estrearam-se nos dragões -, mas os últimos minutos fizeram-nos lembrar que isto era um Clássico e aqui as histórias duram até ao apito final.

      Quando as alterações de Amorim pareciam estar longe de fazer efeito, Tiago Tomás apareceu solto na direita e colocou na grande área, onde desta vez apareceu alguém para mexer com o leão. Jovane tinha sido uma sombra de avançado durante os 56 minutos que esteve em campo. Sporar, pelo contrário, apareceu para um desvio de calcanhar que Marchesin defendeu para a frente, onde apareceu Vietto para um empate que poucos já esperavam. Conceição ainda reagiu com a entrada de Taremi, que quase marcava a seguir, mas a história do Clássico acabou minutos depois.

      Sem adeptos, com muitos erros, mas com emoção até ao fim num resultado que, apesar de fora de casa, dói mais aos dragões do que aos leões. A equipa de Sérgio Conceição parecia ter o jogo controlado quando o Sporting chegou ao empate e, claro, tão cedo no campeonato, o FC Porto pode acabar a quarta jornada a cinco pontos do Benfica, algo que não estaria certamente nos planos azuis e brancos...

      U Sábado, 17 Outubro 2020 - 20:30
      Estádio José Alvalade
      Luís Godinho
      2-2
      Nuno Santos 9'
      Luciano Vietto 87'
      Matheus Uribe 25'
      Jesús Corona 45'
      Estádio José Alvalade
      Lotação50 095
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseCampeonato
      JornadaJornada 4
      VIDEOS
      Lances Capitais
      GOLO Sporting!
      Nuno Santos marca
      Nuno Santos marca o seu 2º golo na prova (3 jogos)
      25´
      GOLO FC Porto!
      Matheus Uribe marca
      Matheus Uribe marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      45´
      GOLO FC Porto!
      Jesús Corona marca
      Jesús Corona marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
      87´
      GOLO Sporting!
      Luciano Vietto marca
      Luciano Vietto marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
      A Chave

      Golo de Vietto: O FC Porto procurava fechar as portas e de repente o Sporting chegou ao empate. Os dragões ainda tentaram reagir, mas foi demasiado tarde.

      O Árbitro

      Dois lances polémicos na primeira parte, ambos a envolverem Zaidu. O nigeriano teve uma entrada sura sobre Pedro Porro que acabou por valer o amarelo e depois chegou a ver o segundo amarelo por penálti sobre Pedro Gonçalves. O lance foi revisto, o penálti anulado e o amarelo retirado, mas nem o VAR ajudou a tirar todas as dúvidas.

      O Melhor
      Ninguém queria perder

      O pior está relacionado com o melhor. Os erros defensivos surgem também pela vontade de ambas as equipas de conquistar os três pontos. Os leões arriscaram muito e foram premiados no final do encontro, os dragões assumiram o jogo após estarem em desvantagem e conseguiram uma reviravolta que não durou até final.

      O Pior
      Erros defensivos

      O Sporting pecou mais neste aspeto, mas o FC Porto não esteve isento de também os cometer, sendo que Pepe ajudou a disfarçar as falhas da equipa de Conceição. Neto e Coates tiveram um jogo de baixo nível e na direita Porro não ajudou. Nuno Mendes, o mais certinho na defesa leonina, também facilitou uma vez e daí resultou o golo. Para ganhar é preciso errar o mínimo possível e esta noite houve demasiados erros que impediram o triunfo de leões ou dragões

      Forma
      Sporting
      2020/2021
      5J
      3V
      1E
      1D
      8-6G
      FC Porto
      2020/2021
      4J
      2V
      1E
      1D
      12-6G
      Sabia que...by playmaker stats
      6 golos sofridos após 4 jogos na Liga: pior registo do FC Porto desde 1969/70
      7 pontos após 4 jornadas: pior arranque do FC Porto na Liga desde 2004/05
      FC Porto soma o 2.º jogo consecutivo sem vencer na Liga
      O Sporting voltou a pontuar num Clássico, depois de 6 derrotas consecutivas na Liga
      FC Porto volta a perder pontos num Clássico, o que não aconteceu na época passada
      3.º empate nos 4 últimos jogos entre as duas equipas em Alvalade na Liga

      Fotografias(20)

      Liga NOS: Sporting CP x FC Porto
      Liga NOS: Sporting CP x FC Porto
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SPORTING
      EMPATE
      FC PORTO
      Comentários (270)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      PO
      @EgoFragil
      2020-10-19 02h18m por PortoDragao
      E toda a maneira como a equipa joga que esta errada. Estou convencido que se tivessemos jogadores de mias qualidade nas laterias e no meio campo, ele jogaria sempre da mesma maneira. Com este sistema e quase indiferente quem joga no meio campo, Loum, Baro, Uribe, Oliveira, Danilo. VItinha, etc. O Conceicao nao quer, porque nao sabe como o conseguir, ter um meio campo controlador e que marque o ritmo da equipa. O que o Conceicao espera do meio campo e que pare as investidas do adve...ler comentário completo »
      ReturnoftheEagl e
      2020-10-18 22h44m por EgoFragil
      Mais fraco defensivamente, à vontade
      O meio campo pior não ficou (Danilo ir embora acaba por ser um favor, uma vez que ele só era titular por estatuto já que o rendimento era o de um jogador contrariado). Na pior das hipóteses está igual (principalmente se continuar a aposta em Oliveira, jogador curto para alguma coisa mais que um suplente/peça de rotação, em vez de Grujic ou Loum)
      No ataque era suposto estarmos mais fortes (e estamos, no papel), mas enquanto imperar a ideia...ler comentário completo »
      Dobradinha
      2020-10-18 22h20m por moreno07
      Eu não sei porque voces estao a criticar pessoal, sendo que :
      - Voces nao percebem nada de futebol
      - Voces sao adeptos do benfica
      - A culpa é do calendario
      - Ganhamos a dobradinha por isso não se preocupem
      SE
      rew
      2020-10-18 22h15m por SEMFANATISMOS
      Nao tem por causa do S. OLIVEIRA. . . mas prontos as pessoas vem uns passes e já acham que sabe jogar a bola. . .

      Tb nao interessa se tens meio campo quando o PONTA de lança precisa de 5 ocasiões para marcar um golo. . .
      COmpramos o NANU e o RODRIGO PINHO já leva 5 golos. . .
      SE
      RODRIGO PINHO
      2020-10-18 22h13m por SEMFANATISMOS
      5 golos . . mais do que todos os nossos atacantes juntos. . .
      rew
      2020-10-18 22h01m por ReturnoftheEagle
      Para já, o ataque está (bem) mais forte e a baliza, com a consolidação de Marchesín e o natural crescimento de Diogo Costa (sem esquecer a inclusão do também competente Cláudio Ramos), não está mais fraca de certeza absoluta. As laterais estão piores, sem dúvida, mas o centro da defesa, com Sarr, deverá estar mais apetrechado. Quanto ao meio-campo, não se pode dizer isso com certeza absoluta até ver o que Grujić pode oferecer.
      Confirma-se
      2020-10-18 21h54m por ReturnoftheEagle
      O FC Porto vai acabar a quarta jornada a cinco pontos do rival Benfica, o outro candidato na luta pelo título. Não é irreversível, como é óbvio, mas não deixa de ser difícil dar a volta por cima. Se o jogo em Inglaterra correr mal, mais difíceis ainda ficam as coisas. Veremos. . . eu acho que o FCP tem um plantel mais forte que na temporada passada, mas o do Benfica é muito mais forte que o da época transata. Já temos campeonato e vamos continuar a ter, parece-me.
      KE
      É assim. . .
      2020-10-18 21h47m por Kempes
      1. O empate ajusta-se num jogo em que o FCP não pode estar contente. Desperdiçou 2 pontos porque permitir enredar-se num jogo completamente caótico a partir do momento em que sofre o primeiro golo.
      2. O FCP entrou melhor no jogo mas o golo do Sporting, contra a corrente daqueles minutos iniciais, abanou. Aí começou um jogo lançado ao caos, com erros permanentes das duas equipas. O espaço era imenso, o campo parece que crescia 20 metros pela falta de ocupação ou posicionamento er...ler comentário completo »
      KE
      EgoFragil
      2020-10-18 21h37m por Kempes
      Só para pensares que tens razão deixas-te rebaixar em vez de defender que poderia ter sido uma jogada de golo se não houvesse perda de bola.
      KE
      Jsilva77
      2020-10-18 21h35m por Kempes
      O erro é a perda de bola infantil numa zona proibida.
      KE
      Jsilva77
      2020-10-18 21h34m por Kempes
      O médio ala arranca em velocidade com a bola e o lateral fica atrás? Desde quando o FC Porto joga no esquema do Arouca?
      KE
      Dragunners
      2020-10-18 21h31m por Kempes
      Esse sujeito é perda de tempo, consegue colocar defeitos até nos festejos dos títulos! É o Pedro Guerra travestido de portista.
      rew
      2020-10-18 21h15m por Dragunners
      Ou seja o vira o disco e toca o mesmo. Enfim. .
      EgoFragil
      2020-10-18 21h00m por Dragunners
      Meu caro você é que se dirigiu a mim nunca apontei essas bocas a si. Que o Zaidu precisa de melhorar é um facto.
      Dragunners
      2020-10-18 20h54m por EgoFragil
      Nenhuma dessas tiradas partiu de mim, pelo que a minha consciência está tranquila. Onde eu vejo razões para criticar é na inteligência e posicionamento defensivos, é que há muito mais coisas que são importantes no jogo para lá da velocidade
      Rew
      2020-10-18 20h45m por Dragunners
      Hmm ta bem. Também sabias que o Uribe ia estar no melhor e no pior?
      Rew
      2020-10-18 20h37m por Dragunners
      E já agora o Sporting que eu me lembre tirando o golo acho que não fez um remate enquadrado com a baliza mas ya, já "sabias" que íamos perder.
      11 expectativa vs realidade
      2020-10-18 20h36m por Drifter
      Gr: Marchésin
      DD: Nanu
      DC: Mbemba
      DC: Pepe
      DE: Sarr
      MDF: Grujic
      Mc: Uribe
      MO: Nakajima
      EE: L. Diaz
      ED: Corona
      PL: Taremi
      Realidade o mesmo 11 da época passada.
      rew
      2020-10-18 20h34m por Dragunners
      Ah, é que parece que ficaste contente.

      Viu-se a qualidade do banco, a equipa na primeira parte ainda jogou na segunda só me lembro do Taremi a causar perigo de resto. . . Ah o Baró que nem conseguiu rematar num lance de ataque rápido mas como é da formação só se pode falar bem certo?
      EgoFragil
      2020-10-18 20h25m por Dragunners
      "o Zaidu é um cepo so perdeu bolas"

      "Zaidu é menos um em campo"

      Isso é o quê?
      Rew
      2020-10-18 20h24m por Dragunners
      Estou sem paciência amigo, só te vejo a rasgar. Estás contente com a derrota de ontem?
      Dragunners
      2020-10-18 20h11m por EgoFragil
      Não sei onde é que reconhecer que Zaidu tem culpas no golo do empate é malhar no jogador. Se não estava pronto, não jogava. E se é verdade que ofensivamente não comprometeu, o mesmo não se pode dizer sobre a questão defensiva (e que eu saiba essa será sempre a principal tarefa de um lateral)
      Nada como. . .
      2020-10-18 20h04m por Menteportista
      um bom dialogo entre o rew e o moreno, com eco em drifters, egos frágeis e por aí fora, sem esquecer o porto dragão!!!

      Se vocês fossem sócios do Liverpool. do MU, do Tottenham já tinham rasgado cartões e despedido os donos dos clubes!
      Porto
      2020-10-18 19h52m por Dragunners
      Pelo vistos agora a tendência vai ser malhar no Zaidu, é pá o próprio treinador disse que ele ainda não estava preparado mesmo assim para estreia a titular num clássico e logo no mais difícil do ano não meteu água como muitos que cá andam aparentam querer.

      A segunda parte foi péssima colectivamente, do que adianta estarem a queimar o Toni Martinez se não havia bolas em condições para ele?
      Dizem que o Felipe Anderson parecia uma bailarina, só porque perdeu algumas dividi...ler comentário completo »
      jsilva77
      2020-10-18 19h27m por EgoFragil
      E isto foi o meu comentário imediatamente após o golo do empate deles

      ZaiduJ
      2020-10 -17 22h23m por EgoFragil
      Volto a repetir, ofensivamente não atrapalha mas defensivamente tem a inteligência de uma batata. Já estava a ir lançado para o ataque e esqueceu-se completamente de Vietto que teve passadeira estendida para cruzar
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Liga dos Campeões
      Russos não somaram qualquer triunfo
      No rescaldo de mais uma semana europeia, Portugal voltou a sorrir no ranking UEFA, onde está a trabalhar para manter a chance de colocar três equipas na Liga dos Campeões 2022/23 ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      GI
      giuvc 23-10-2020, 03:29
      GI
      giuvc 23-10-2020, 03:21
      MI
      Minnowkr 23-10-2020, 02:14
      lvr1vsc 23-10-2020, 01:58
      Mais_informacao 23-10-2020, 01:55
      coolstreamm 23-10-2020, 01:47
      Dragunners 23-10-2020, 01:36
      AfonsoMSLB 23-10-2020, 01:34
      Rogerice1 23-10-2020, 01:21
      slbmeireles 23-10-2020, 01:15
      JD
      JDABM 23-10-2020, 01:11
      TA
      Tantoscasos 23-10-2020, 01:02
      TA
      Tantoscasos 23-10-2020, 01:02
      SL
      slbgdp 23-10-2020, 00:59
      MisticaEncarnada 23-10-2020, 00:52
      ReturnoftheEagle 23-10-2020, 00:49