betclicpt
      X
      Figuras do Jogo
      Os principais destaques do jogo em Coimbra

      Pela Chancel(a) de Mbemba contra a lógica da sabedoria

      2020/08/02 01:10
      Texto por Luís Rocha Rodrigues

      Os principais destaques da final da 80.ª edição da Taça de Portugal, realizada no Estádio Cidade Coimbra.

      A brilhar
      Defesa
      25 anos
      Chancel Mbemba

      Inesquecível

      Tirando os familiares de Mbemba, provavelmente ninguém esperaria que fosse o central portista a decidir o jogo. Mas a verdade é que, na confirmação de uma época em crescendo e que termina com o congolês a definir-se como um dos indiscutíveis deste FC Porto, a exibição foi notável, com dois golos, e acima de tudo com muita solidez defensiva, perante um Benfica que, frente a Pepe e Mbemba, foi de pólvora seca no ataque.

      Defesa
      37 anos
      Pepe

      Que lider!

      Com o estádio vazio ainda se tem maior perceção do quão líder é Pepe em campo. O central português é a extensão de Sérgio Conceição no campo, comandando os seus companheiros e mostrando uma fibra só ao alcance dos mais fortes. Está aí para as curvas, cheio de experiência, maturidade e, por vezes, ratice. Enorme qualidade.

      Avançado
      27 anos
      Jesús Corona

      Direita volver

      Depois de fazer os últimos jogos do Campeonato a partir da esquerda do ataque portista, o mexicano voltou à sua posição de origem para explorar um Benfica frágil no lado esquerdo da sua defesa. Claro que a aposta foi excelente, muito bem conseguida por parte de Sérgio Conceição, pois ninguém melhor do que o camisola 17 para agitar as águas e deixar em apuros uma defesa intranquila e pouco confiante. Passou muitas vezes por Nuno Tavares e só não foi mais produtivo ofensivamente, pois depois da expulsão teve de recuar no terreno, onde também foi eficaz.

      Médio
      28 anos
      Danilo Pereira

      Cavalgante

      Poder-se-ia pensar que, com a recuperação de Uribe, Sérgio Conceição podia voltar ao sistema com o colombiano e Sérgio Oliveira, mas, depois de um tempo considerável como suplente, Danilo acaba a época a novamente a titular e a justificá-lo em pleno. O capitão foi mais um muito eficaz elemento no momento defensivo, mas não se limitou a isso. Basta ver a forma como, qual Marega, conseguiu arrancar em grande velocidade e ganhar um amarelo a Weigl. 

      Médio
      31 anos
      Adel Taarabt

      Simplifica o futebol

      Conseguiu em cerca de meia hora em campo, e vindo de lesão, dar uma fluidez que o Benfica ainda não tinha tido. Claro que a expulsão e também a vantagem portista convidaram a equipa de Sérgio Conceição a recuar, mas uma coisa é circular a bola de um lado para o outro, outra coisa é saber o que fazer, quando fazer e como fazer. Nesse aspeto, Adel Taarabt está bastante acima dos seus colegas de setor e voltou a demonstrar isso, quer de trás para a frente, quer também no envolvimento entre a muralha defensiva do FC Porto. 

      Avançado
      21 anos
      Jota

      Não poderia ter tido mais minutos?

      Foi dos últimos a entrar e voltou a agitar o jogo. À semelhança do que se viu em vários desafios esta época, quando entrou conseguiu acrescentar à equipa e dar-lhe aquilo que muitas vezes não tinha: criatividade, frieza e capacidade de desequilíbrio. Volta a ficar a dúvida do porquê de não ter entrado mais cedo e volta a ficar a sensação de que Jota não foi aproveitado ao longo da época como poderia ter sido. Culpa do jogador ou dos treinadores?

      No bolso
      Avançado
      28 anos
      Haris Seferović

      Atrás de nada

      Depois de ter marcado ao Sporting, ganhou a titularidade num jogo decisivo. Muitas vezes não foi servido nas melhores condições, algumas vezes o relvado atrapalhou, mas também não está livre de culpas, porque, algumas vezes, também foi o próprio Seferovic a complicar o que era fácil. Procuraram-no muitas vezes no formato em que se sente mais confortável, com a bola no espaço e o suíço a correr para ela, mas nunca foi feliz, muito menos capaz de superar Pepe ou Mbemba. Saiu sem nenhuma surpresa e até poderia ter saído mais cedo.

      Guarda Redes
      26 anos
      Odysseas Vlachodimos

      Tragédia grega

      Ao contrário de Sérgio Conceição, que optou por Diogo Costa, à semelhança do que tinha acontecido durante toda a competição, Nélson Veríssimo optou pela continuidade de Vlachodimos na baliza para a final da Taça de Portugal. Mas nem por isso tirou vantagem por utilizar o seu guarda-redes habitualmente titular. Ficou muito mal na fotografia do primeiro golo do FC Porto, lance em que os encarnados deitaram tudo a perder e, tirando uma boa defesa logo no início do jogo a remate de Corona, não deu mais nada à equipa.

      Defesa
      21 anos
      Diogo Leite

      Alguma precipitação

      Entrou para dar ainda mais robustez à linha defensiva do FC Porto, mas nem por isso a equipa passou a defender melhor e foi com o português em campo que se sentiram mais dificuldades. Além disso, ficou mal na fotografia do penálti, que se aceita sobre Rafa, que era escusado por parte do camisola 4 dos dragões. De qualquer maneira sai com a Taça e por isso sai com motivos para sorrir.

      Médio
      26 anos
      Gabriel

      Duvidam que está em sub-rendimento?

      Já o tínhamos apontado nos últimos jogos do Benfica o rendimento mais baixo do brasileiro e este jogo foi bastante exemplificativo disso mesmo. Muito lento a posicionar-se no momento da construção da equipa, em que os centrais procuravam linhas de passe e o camisola 8 estava quase sempre escondido, e muito lento também quando a equipa perdia a bola e Gabriel era incapaz de fazer as compensações do lado esquerdo da defesa. Melhorou na segunda parte, mas mesmo assim voltou a ficar aquém do esperado e aquém daquilo que sabe fazer.

      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      FC PORTO

      Fotografias

      Taça de Portugal: SL Benfica x  FC Porto
      Taça de Portugal: SL Benfica x  FC Porto
      Comentários (11)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Avalanche27
      2020-08-02 13h09m por Chama--Portista
      Já o elogio desde o ano passado, sempre que jogava cumpria. Excelente jogador a se ter no plantel, trabalhou e esperou pela sua oportunidade sem reclamar, sem empresários a virem mandar bocas. Para o ano espero que seja ele e +10
      Mbemba
      2020-08-02 13h00m por Avalanche27
      Quando disse que era atualmente o melhor central do plantel houve pessoal a gozar, agora olha :s
      Enfim. . .
      2020-08-02 12h12m por Chama--Portista
      O super craque que centra muito bem não é destaque pela negativa? E depois metem um tipo que a única coisa decente que fez no jogo foi mandar uma bola ao poste 🤦🏻‍ϓ 4;️ "tá serto"
      Luiz Diaz
      2020-08-02 12h00m por petitor
      O primeiro amarelo nem sequer é falta, estamos a brincar
      WE
      No Bolso
      2020-08-02 11h46m por Weezard
      Faz falta o Nuno Tavares nesta lista. Estava sem confiança e mal conseguiu sacar um cruzamento de jeito, que é das suas melhores qualidades.

      E também o Luis Diaz, que conseguiu ser expulso em tempo record.
      WE
      Pepe
      2020-08-02 11h43m por Weezard
      O Pepe é um grande central, sem dúvidas. Mas irrita-me que faça mais fita e anti-jogo que os avançados brasileiros lingrinhas dos clubes pequenos.
      Ter-lhe-ia feito falta ter encontrado ao longo da carreira árbitros que lhe mostrassem amarelos ou apenas o ignorassem quando se atira para o chão, finge que foi agredido ou apenas se faz à falta.
      Bolso
      2020-08-02 10h09m por kropotkin
      Aqui o bolso do zerozero é muito mal feito, começo a achar que há motivações paralelas para escolherem um ou outro jogador. Então o Tavares que foi claramente o pior em campo não tem lugar?

      (Já agora, o Soares também devia estar no bolso. Já sei que não jogou, mas se jogasse era o pior de certeza. )
      ZZ
      2020-08-02 09h38m por ruimiguel21
      Facilmente metia o Nuno Tavares em vez do Leite ali. Tudo bem que ia metendo água com aquele penalti, mas o Tavares meteu água o jogo todo. . .

      E metia o Jardel em vez do Taraabt, se o Benfica só sofreu 2 foi muito graças a ele, limpou tudo
      Que se aceita?
      2020-08-02 09h06m por Moruga
      Porque é que se aceita um penalty que não existiu? Não sou grande entusiasta das qualidades do Leite (que gostaria que fosse muito feliz no Valência se isso se traduzisse nalguns milhões. . . ) mas não é aceitável que seja penalizado por um erro que não cometeu. Quem fez aquele penalty foi o Soares Dias. Todo o penalty é obra dele. Não lhe tirem o mérito.
      Nuno Tavares (craque do Seixal)
      2020-08-02 07h28m por Totti444
      Fez um jogo tão medíocre que o zerozero nem se lembrou dele. Talvez o Jesus o consiga adaptar a jogador de matraquilhos. Cada cruzamento cada bola para o meio das couves.
      Mbemba
      2020-08-02 06h44m por PalancaFCP
      Hoje toda gente anda esquecida, mas enquanto esteve no banco, poucos lembraram-se de como era possível ele ser suplente quando a defesa estava tremida. A prova está dada, para aqueles que desconfiavam e não o viram nos primeiros anos no Newcastle.
      jogos históricos
      U Sábado, 01 Agosto 2020 - 20:45
      Estádio Cidade de Coimbra
      Artur Soares Dias
      1-2
      Carlos Vinícius 84' (g.p.)
      Chancel Mbemba 47' 58'
      Tópicos Relacionados
      VIDEOS
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      Ultras-__FCP 30-09-2020, 15:12
      saulaugusto 30-09-2020, 15:06
      Markes88 30-09-2020, 14:52
      amo-te-vitoria 30-09-2020, 14:44
      Fritz_Buntrock 30-09-2020, 14:32
      CreedEinsteinBratton 30-09-2020, 14:31
      AN
      angelothetruth 30-09-2020, 14:27
      El-Mago-10 30-09-2020, 14:25
      Meatball 30-09-2020, 14:24
      Meatball 30-09-2020, 14:21
      matrioska_russa 30-09-2020, 14:20
      BracaraAvgvsta 30-09-2020, 14:12
      ReturnoftheEagle 30-09-2020, 14:11
      BE
      Bergkamp_10 30-09-2020, 14:11
      Lion1969 30-09-2020, 14:07
      meyasolla 30-09-2020, 14:05