betclicpt
      Crónica
      Braga voltou a vencer e tem qualificação quase fechada

      Na Europa até em terceira dá

      2019/11/07 21:59
      Texto por Vasco Moreira

      O Braga voltou ao refugiar-se na Europa ao vencer o Besiktas por 3x1, deixando a qualificação praticamente garantida. Perante uma equipa turca muito passiva e em vantagem numérica desde a primeira parte, os arsenalistas nem realizaram uma exibição de encher o olho, mas foi suficiente para garantir o triunfo e afastar as críticas, pelo menos para já.

      A dois tempos

      O conforto europeu começou a sentir-se cedo, com um Braga balanceado e com Ricardo Horta e Paulinho a animarem os primeiros minutos. A combinação entre os homens da frente não resultou à primeira, mas deu canto e foi daí que nasceu o primeiro da partida, num belo cabeceamento de Paulinho, ainda que perante uma defesa turca muito passiva.

      Expulsão facilitou a tarefa dos arsenalistas ©Rogério Ferreira / Kapta+
      De resto, a passividade turca, principalmente a defender, foi uma das imagens do primeiro tempo e Galeno começava a aproveitar com arrancadas velozes que haviam de causar problemas lá mais para frente. Mas antes disso, foi um velho conhecido dos relvados lusos quem aproveitou o relaxamento do arsenalistas após o golo - o Besiktas tinha mais posse e até a iniciativa por esta altura - para empatar a partida. Tyler Boyd, ex-Vitória SC e Tondela, sentou Sequeira e atirou a contar, num belo lance individual.

      A igualdade ainda assustou, mas depressa se percebeu que se o Braga acelerasse a equipa turca - muito longe do Besiktas que dominou o futebol turco - não teria capacidade para acompanhar e foi exatamente o que fez Galeno. O extremo arrancou pela esquerda lançado por Sequeira, Uysal não conseguiu acompanhar e o brasileiro ofereceu o empate e o bis a Paulinho, que ainda contou com a ajuda de uma péssima abordagem de Karius para devolver a vantagem aos guerreiros. Vantagem essa que ficou ainda mais segura já perto do intervalo, com a expulsão de Jeremain Lens.

      Gerir a vantagem

      Com a vantagem no marcador e no número de jogadores dentro de campo, o Braga apresentou-se na segunda parte com a gestão do resultado em mente, bem como do esforço, já a pensar no dérbi do Minho. Ainda assim, Fransérgio podia ter dilatado a vantagem em duas ocasiões pouco depois do reatar, mas faltou arte ao médio brasileiro.

      Galeno foi um dos destaques ©Peter Spark / Kapta+
      O Besiktas praticamente não incomodava e Sá Pinto começou as poupanças e foi por pouco que Wilson Eduardo, primeiro, e Rui Fonte, pouco depois, não fizeram o gosto ao pé. Já se sabe que tirar o pé do acelerador tem sempre o seu perigo e o Besiktas - já com Rebocho em campo - quase que fez o Braga pagar bem caro o relaxar na partida, mas Eduardo segurou a primeira tentativa com uma excelente intervenção e o remate de Tyler Boyd saiu ligeiramente por cima.

      Foi em boa hora que o Braga segurou a vantagem e ainda melhor o timing de Wilson Eduardo, que respondeu da melhor forma a um cruzamento de Galeno - Karius novamente mal - e acabou com as dúvidas no marcador. Até final, os arsenalistas ainda podiam ter voltado a festejar em duas ocasiões, mas o resultado acabou por não sofrer qualquer alteração.

      U Quinta, 07 Novembro 2019 - 20:00
      Estádio Municipal de Braga
      Gediminas Mazeika
      3-1
      Paulinho 14' 36'
      Wilson Eduardo 81'
      Tyler Boyd 29'
      Estádio Municipal de Braga
      Lotação30 286
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração2003
      FaseFase de Grupos
      GrupoGrupo K
      VIDEOS
      Lances Capitais
      14´
      GOLO SC Braga!
      Paulinho marca
      Paulinho marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
      29´
      GOLO Besiktas!
      Tyler Boyd marca
      Tyler Boyd marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
      36´
      GOLO SC Braga!
      Paulinho marca
      Paulinho marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
      53´
      GOLO INVALIDADO Besiktas
      Mão assinalada a Vida. Decisão correta
      81´
      GOLO SC Braga!
      Wilson Eduardo marca
      Wilson Eduardo marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
      A Chave

      A expulsão de Jeremain Lens - Uma má decisão da equipa de arbitragem, que matou por completo o jogo e qualquer possibilidade de reação por parte do Besiktas, tendo facilitado imenso a tarefa do Braga.

      O Árbitro

      Notou-se desde cedo que o critério de Gediminas Mazeika não era o mais coerente e a expulsão foi a prova mais evidente disso mesmo. Acaba por ficar diretamente ligado ao desfecho do jogo, ainda que tenha tido uma segunda parte tranquila.

      O Melhor
      Speedy Galeno

      A rapidez com que Galeno se tornou preponderante neste Braga é quase a mesma com que ultrapassou Uysal no lance do segundo golo. Mais uma vez, o extremo brasileiro esteve em destaque e ajudou a desbloquear e a decidir a partida com duas assistências completamente decisivas.

      O Pior
      Passividade turca

      Quem não acompanha o futebol turco terá, certamente, ficado chocado com a falta de competitividade do Besiktas. Muito passivos em quase tudo, sem ideias - futebol muito pobre e baseado no individual - e, principalmente, com uma defesa a um nível muito baixo para este tipo de exigência. Vida falhou no primeiro golo, Uysal no segundo e Karius no segundo e no terceiro, mas nunca houve a segurança necessária ao longo de todo o encontro em qualquer dos elementos.

      Forma
      SC Braga
      2019/2020
      21J
      13V
      4E
      4D
      38-26G
      Besiktas
      2019/2020
      14J
      4V
      3E
      7D
      17-23G

      Fotografias(15)

      Braga x Besiktas - Europa League 2019/2020 - Fase de Grupos Grupo K
      Braga x Besiktas - Europa League 2019/2020 - Fase de Grupos Grupo K
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      SC BRAGA
      EMPATE
      BESIKTAS
      Comentários (16)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Braga
      2019-11-08 10h42m por estaramosold
      A representar Portugal na europa este ano num grupo que não era fácil.

      No campeonato está mal, mas não está assim tão longe do objectivo, depende muito do que o Guimarães e o Famalicão conseguirem aguentar
      Muito bem Braga!
      2019-11-08 09h51m por tcb9277
      Está a fazer uma campanha extraordinária na Liga Europa.

      Não esquecer que até chegarem à fase de grupos, ainda tiveram de eliminar o Brondby e o Spartak de Moscovo, que nas últimas épocas até tinha estado na Liga dos Campeões. E passou ambas as eliminatórias de forma categórica.

      Depois ao ser sorteado num grupo com Besiktas e Wolverhampton, poucos diriam que o Braga iria ser capaz de dar conta do recado. Já venceu essas duas equipas, o Besiktas até venceu 2...ler comentário completo »
      NA
      _bragaaocomando _
      2019-11-08 08h33m por NandoTobias
      Sim, eu não disse passe, mas se o braga vender para o estrangeiro o braga ganha o mesmo do que se vendesse para o porto, o porto apenas não recebe 50% do valor se o galeno for vendido a menos de 3, 5M. Mas acredito que haja algum acordo para que o Galeno volte ao porto pois a venda foi demasiado estranha, veremos. . .
      NA
      Galeno
      2019-11-08 08h06m por NandoTobias
      Alias, o Galeno tem Clausula de Rescinsão de 15M vi agora, ou seja o porto paga 7, 5M
      NA
      Yharnam
      2019-11-08 08h04m por NandoTobias
      Não tem clausula de recompra mas tem direito a 50% das mais valias, imaginem que o braga o vende por 20M o porto fica por 10M, se o porto o quiser recomprar isto ajuda
      Galeno
      2019-11-08 07h46m por petitor
      Melhor, mas muito melhor que Nakajima, alguém ganhou com este negócio e não foi o porto
      Chama--Portista
      2019-11-08 00h01m por Yharnam
      o galeno tem cláusula de recompra?
      j-f-uite
      2019-11-07 23h42m por Chama--Portista
      Acho que fica ela por ela, mas estando o Galeno a jogar em Portugal, mesmo sendo no Braga há sempre a hipótese de ser recomprado.
      Parabéns Braga!
      2019-11-07 22h59m por bludouro
      3 vitórias e 1 empate . . . que na verdade deveriam até ser 4 jogos e 4 vitórias! . . . é pena ainda não estarem apurados mesmo com 10 pontos - falta mais 1 - mas sei que vão conseguir. Obrigado por honrarem Portugal!
      Wenderson Galeno
      2019-11-07 22h51m por j-f-uite
      > nao sei quem fez pior o porto em nao aproveitar o galeno ou o sporting em nao aproveitar o matheus pereira !
      Braga
      2019-11-07 22h46m por batuko
      O Braga a ser a melhor equipa portuguesa na Europa, portuguesa, em todos os sentidos, a equipa que joga com mais portugueses a titular, é uma equipa que fala 100% português (jogadores portugueses maioritários e brasileiros) espero que o Braga chegue o mais longe possível.
      Parabéns Braga
      2019-11-07 22h36m por f1950
      Grande prestação num grupo realmente equilibrado. Vamos ver o que vão fazer depois da fase de grupos.
      No entanto acho que se o Sá Pinto não ganhar o derby do Minho não tem margem de manobra para continuar. Vai ser um grande jogo que muita gente vai perder porque os inteligentes da Sport TV se lembraram de marcar o derby da Invicta praticamente para a mesma hora. . .
      PARABENS BRAGA
      2019-11-07 22h32m por Porto1985
      Continuem assim!
      Grande vitória, estão a orgulhar a cidade e o país!
      BRAGA
      2019-11-07 22h15m por j-f-uite
      > sempre a matar os turcos !!!

      >nestes ultimos 10 anos jogou com besiktas , galatasaray , fenerbaçhe e konysaspor ! sempre a ganhar vantagem com as 2 maos juntas !
      As pessoas estão a dramatizar
      2019-11-07 22h08m por SabedoriaMaisUmaVez
      A prestação do braga . . . O clube priorizou a Europa ( e bem, o Braga n tem condições ainda pra disputar um titulo) e no campeonato tá mal. . . mas tás a 4 ou 5 pontos da Europa q é o objectivo. . eles vão recuperar esses pontos.

      Parabéns ao sã pinto.
      Grande
      2019-11-07 22h05m por ruipatricio
      Braga.
      Espectacular.
      3 vitórias e 1 empate em 4 jogos é espectacular.
      Agora é ganhar já o próximo jogo e confirmar a passagem.
      Parabéns.
      OUTRAS NOTÍCIAS
      Sporting
      com video
      Após empate em Guimarães
      Rúben Amorim analisou o empate diante do Vitória SC (2x2) e defendeu que ambas as equipas protagonizaram «um bom jogo» mas estão ainda longe do seu melhor ...
      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
      BlankSpace 05-06-2020, 09:27
      MasterBates 05-06-2020, 09:24
      antoniocarvalho 05-06-2020, 09:14
      WA
      wamaral 05-06-2020, 09:13
      LI
      litoslima 05-06-2020, 09:04
      CF
      cffc1991 05-06-2020, 09:00
      orgulhovermelho 05-06-2020, 08:58
      LI
      litoslima 05-06-2020, 08:46
      VermelhoEBranco36 05-06-2020, 08:45
      Jogo-Duplo 05-06-2020, 08:44
      ReturnoftheEagle 05-06-2020, 08:36
      FanecasMad 05-06-2020, 08:30
      RajaCasablanca 05-06-2020, 08:16
      petitor 05-06-2020, 07:59
      Boba-Fett 05-06-2020, 07:59
      petitor 05-06-2020, 07:54