Crónica
Portugal derrota Lituânia

Difícil é fazer isto... sempre

2019/09/10 21:50
Texto por Gaspar Castro

Em condições normais, uma deslocação a Belgrado teria sido bem mais complicada do que esta ida a Vilnius, do primeiro ao último minuto, mas muito por culpa própria de Portugal ainda brotaram dificuldades acrescidas por entre o relvado sintético do solo lituano. A equipa lusa ficou em vantagem muito cedo, deixou-se empatar e tardou a recuperar a vantagem, que lá veio a demasiado custo... e acabou a partida com o conforto que durante muito tempo não se sentiu, com a goleada que parecia estar longe.

O que acabou por valer foi o póquer (se a UEFA não tiver entretanto decidido que o segundo foi auto-golo) da maior estrela que Portugal conhece: Cristiano Ronaldo foi de um penálti bem batido a uma fase de ineficácia, passou por um golpe de muita sorte (aquele golo foi no mínimo caricato...) e acabou a marcar o terceiro e o quarto à matador. Uma noite de uma série de altos e alguns baixos para Ronaldo como para toda a equipa, mas para um e para todos o que vale é o que se conta no final. E no final os números foram claros, juntando-se ainda novo golo de William Carvalho a fechar.

Ainda deu para sofrer...

Com uma vantagem arrancada logo nos primeiros minutos, quem esperaria que durante tanto tempo se sofresse tanto em terras à beira-Báltico? Contra um adversário que é, de forma tão evidente, tão acessível às melhores equipas deste grupo? O problema é que alguns pecados de Belgrado voltariam a avistar-se, enquanto virtudes ficavam escondidas, contra um adversário que poucas virtudes precisava de mostrar para, pelo menos, ser ameaça.

Se foi (com todo o mérito) o capitão que escreveu logo aos sete minutos o nome no marcador, o abre-latas foi uma das três novidades no onze, a par de Cancelo e Neves. Foi João Félix quem, no terceiro jogo de quinas ao peito, cruzou para desvio com o braço de Palionis e deixou os 11 metros à mercê do pé direito de Cristiano Ronaldo. O muito provável futuro, que surgia a atacar pela esquerda, a abrir caminho para o golo do passado e presente.

Com Félix, Bernardo e Ronaldo apoiados por Bruno, William e Neves, estranho (muito estranho) era que o ritmo não fosse ditado pela seleção nacional, mesmo notando-se as dificuldades impostas pelo terreno, e esse ritmo estava lá, mas a capacidade de definição na frente estava bem abaixo do mostrado na Sérvia.

E os tais pecados lá atrás iam-se repetindo, ora nos lances em que uma muito limitada Lituânia apostava - como seria sempre lógico - na profundidade e fator-surpresa, ora em lances de bola parada, como surgiu de facto o golo do empate aos 28 minutos, com Andriuskevicius a ganhar a João Félix num pontapé de canto.

Ser extraordinário dá muito trabalho

Portugal via-se empatado, isso não era lógico e queria-se que a lógica voltasse a imperar... mas Setkus, guardião da Lituânia, ia-se impondo frente a Félix e Ronaldo, sendo que o capitão estava nesta fase num momento de desinspiração, como grande parte da equipa na última fase de construção.

Só que para Cristiano Ronaldo 90 minutos dão para mesmo muito... e antes do apito final, já na segunda metade, viriam mais três do capitão de Portugal. O segundo foi bizarro... remate de longe, defesa incompleta de um guarda-redes que estava em bom plano e um frango incompreensível que podia até ter sido visto como auto-golo.

Curiosamente, a infelicidade lituana foi um botão acionado para a eficácia portuguesa: foi logo depois disso que Bernardo encontrou o capitão para o desvio para 1x3, deu ainda para Ronaldo juntar mais um às contas, deu também para William Carvalho marcar pelo segundo jogo seguido em novo lance de alguma felicidade dentro da grande área.

Impôr a lógica dá muito trabalho, imagine-se agora o trabalho que dá ser-se Cristiano Ronaldo, mesmo em noites em que parece que ele poderá não o vir a ser.

Ver também

U Terça, 10 Setembro 2019 - 19:45
LFF Stadium
Bas Nijhuis
1-5
Vytas Andriuškevičius 28'
Cristiano Ronaldo 7' (g.p.) 62' 65' 76'
William Carvalho 90'
LFF Stadium
Lotação5 422
Medidas-
Inauguração2004
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo B
VIDEOS
Lances Capitais
GOLO Portugal
Cristiano Ronaldo marca de grande penalidade!
Cristiano Ronaldo marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
28´
GOLO Lituânia!
Vytas Andriu?kevi?ius marca
Vytas Andriu?kevi?ius marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
62´
GOLO Portugal!
Cristiano Ronaldo marca
Cristiano Ronaldo marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
65´
GOLO Portugal!
Cristiano Ronaldo marca
Cristiano Ronaldo marca o seu 4º golo na prova (4 jogos)
76´
GOLO Portugal!
Cristiano Ronaldo marca
Cristiano Ronaldo marca o seu 5º golo na prova (4 jogos)
90´
+2
GOLO Portugal!
William Carvalho marca
William Carvalho marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
A Chave

Minuto 62: Cristiano Ronaldo remata de longe, Setkus protagoniza um momento caricato, Portugal salta para a frente e inicia a fase de eficácia extrema.

O Árbitro

Arbitragem muito adequada da equipa liderada pelo holandês Bas Nijhuis, que decidiu de forma correta nos lances capitais. 

O Melhor
Estrelinha de capitão brilha sempre

Até quando durante muito tempo, como se viu na primeira parte, se sente que pode não brilhar. Cristiano Ronaldo levou floreados que não eram precisos num momento ou noutro, até pode não ter tomado sempre a melhor decisão, e acabou o jogo... com quatro golos marcados. É Cristiano Ronaldo, nunca deixem de acreditar no que se acha ser impossível.

O Pior
Pecados que antes não se viam

Foi outra vez num lance de bola parada, como no primeiro golo da Sérvia, que Portugal viu a Lituânia chegar ao empate. Desta vez foi Félix, que talvez não devesse estar em funções de marcação homem a homem, a deixar um adversário vencer o duelo. A confiança por vezes quase cega na segurança defensiva já não se sente há algum tempo...

Forma
Lituânia
2019
12J
0V
2E
10D
7-31G
Portugal
2019/2020
0J
0V
0E
0D
0-0G
Sabia que...by playmaker stats
3.ª vitória de Portugal sobre a Lituânia, em 3 jogos
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
LITUÂNIA
EMPATE
PORTUGAL
Comentários (130)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
VE
Marshmallow
2019-09-11 21h57m por velho_do_restelo
O discurso não mudou e nem vai mudar apenas referir uma situação em que me exprimi de maneira errada, mas se fosses inteligente percebias, como demonstras ser um atrasado pela forma do teu discurso em que estas mais preocupado pela maneira que escrevo e da maneira como me acusas de mentir a tua importância é zero.
MA
velho_do_restel o
2019-09-11 20h40m por Marshmallow
Pelo visto mudou o discurso. Afinal já são só fases de qualificação e não fases finais; o Real afinal não ganha, só joga melhor. E finalmente a culpa é do tablet para o mau português, vírgulas incluídas. Falavas em atirar areia prós olhos?? Que lata!!
SomosPorto1989
2019-09-11 19h34m por kropotkin
Dizes que o João Félix ontem não esteve bem. . . isso dizes tu, pois para o jornalista do zerozero que o avaliou, foi dos melhores (!!!) em campo.
PE
S_3
2019-09-11 18h06m por PERAMANCA
"A manita do Messi na Champions ao Leverkusen (teoricamente uma equipa fraca para o nivel da Champions) "
Ai o liverkusen é uma equipa fraca para a champions lolololol o que se le por aqui é soberbo o que voçes escrevem para banalizar o que faz Messi é do outro mundo !
Se me disseres que o leverkusen nao é um tubarao eu concordo 100% agora que é uma equipa fraca para a champions ?Uma equipa que tinha ficado em 2 lugar no campeonato alemão ? fraca ?estas a brincar não é ?
Equ...ler comentário completo »
PE
Porto1985
2019-09-11 17h50m por PERAMANCA
"não gostava de entrar por aí mas os anti-Messis vêem jogos de seleções ou é mesmo só bitaites, "
Eles nao veem os jogos de Cristiano vao ver os de Messi? lolololo Aqui ja o provei mais que uma vez que quase ninguém ve os jogos !
ja dei este exemplo varias vezes por aqui , na minha rua tem um cafe que esta cheio quando esta a jogar benfica ou sporting, quando jogava o real , agora quando joga a juventus e quando joga o barça , esta sempre vazio e a maioria das vezes nem no canal ...ler comentário completo »
JO
SomosPorto1989
2019-09-11 17h35m por josebrito123
Isto é futebol, e quem se esconde na ideia do patriotismo para justificar um fanatismo doentio, não passa de um idiota, e são esses mesmos patriotas que enquanto estão ajoelhados perante o ronaldo estão a falar mal de outros portugueses, nomeadamente felix e renato.
E quanto a seres mais ou menos patriota por teres saido do país, cada um tem de fazer por si, seja em portugal ou na china, passar dificuldades para se manter leal a um pedaço de terra não é justo, afinal de contas so...ler comentário completo »
SEMFANATISMOS
2019-09-11 17h30m por CR28
Sim, leva a seleção às costas desde que me lembro, até o Bernardo depois deste jogo disse que "quando jogas com o Cristiano é tudo mais fácil".
Não concordas azar, não preciso que concordes comigo. E se isso é uma tentativa tua de me fazer mudar de opinião, esquece, nem vale a pena continuares.
Lionel Ronaldo ou Cristiano Messi
2019-09-11 17h26m por S_3
Não se pode falar de um sem se mencionar o outro? Vê-se hate porque Ronaldo é um embrião de Alvalade, vê-se hate porque o Ronaldo é arrogante, vê-se hate porque o Messi precisou de hormonas para se desenvolver, vê-se hate porque o Messi não sai do Barcelona.
Eu vejo dois profissionais que conquistaram tudo o que havia para conquistar. Sou adepto do Ronaldo, mas isso não implica que tenha de detestar o Messi.
Não vou gostar a Juve por lá estar o Ronaldo. Discutem porque um m...ler comentário completo »
SO
Porto1985
2019-09-11 17h25m por SomosPorto1989
Fica ao critério de cada um, quem gosta de ver um simples goleador jogar prefere o Ronaldo mas quem gosta de futebol bonito, magia e golos prefere o Messi. Eu prefiro ver futebol bonito por isso prefiro o Messi, o Ronaldo já foi esse jogador nos tempos de Manchester e os primeiros anos de Real Madrid mas com o passar dos anos percebeu que não iria conseguir manter esse nível e então mudou-se para uma posição mais avançada onde esteja na mama à espera que lhe passem a bola para pdoer ocntinua...ler comentário completo »
SO
Fases de apuramento
2019-09-11 17h18m por SomosPorto1989
Honestamente não sei dizer qual a zona de apuramento mais complicada mas de momento também acho que é na Europa a mais fácil, se é verdade que na Europa há muitas mais seleções de nível do que em qualquer outro continente, hoje em dia, só não vai a uma competição deste calibre quem esteja mesmo muito mal como aconteceu recentemente com Itália e Holanda (e já tinham ficado fora do Euro 2016) que ficaram fora do Mundial mas que agora aos poucos estão a recuperar a identidade com o aparecimento ...ler comentário completo »
JO
Porto1985
2019-09-11 17h17m por josebrito123
Isso é uma luta inglória, infelizmente a maior parte das pessoas só se preocupam com os números, mas futebol é arte, é espetáculo, é magia, mas as pessoas não querem saber disso.
O messi é e será sempre o melhor jogador de futebol da história.
E quanto ao ronaldo neste momento nem é o melhor jogador portugues, claro que se só tivermos em conta os números é ele, mas se estivermos a falar de futebol, e se estivermos a ver o futebol como um todo, o bernardo silva é de longe...ler comentário completo »
Fifa Forever Returns
2019-09-11 16h59m por Porto1985
O Messi e o Ronaldo têm 8 golos em Mundiais!
o Messi joga noutra posição meu caro!
tu achas o CR7 melhor, estás no teu direito, eu acho o Messi melhor, estou no meu direito mas não mudo de clube como tu o fazes. . . . .
tu és da Juventus desde quando, é que eu apoio e gosto do Barça desde 1996. . . .
e será que és adepto da Juventus ou CR7 futebol clube, será que és como alguns que eu já ouvi: o CR7 não foi convocado então não preciso de ver!
se for injusto contigo, peço desculpa
JO
BlankSpace
2019-09-11 16h43m por josebrito123
Isso é doença.
Devias ir ao médico.
VE
Marshmallow
2019-09-11 16h42m por velho_do_restelo
Queria referir me a fases de apuramento para a fase final quer seja de Mundial ou de Europeu.
O real madrid não continua a ganhar jogos, diziam que sem donaldo nao iam conseguir e ate jogam melhor sem ele do que com ele, falo sem futebol jogado.
Tu percebeste bem a minha analogia não venhas aqui mandar areias pra os olhos.
Por fim eu sei que escrevi incorretamente algumas palavras mas estava no tablet e não não tão facil escrever como no computador.
MA
velho_do_restel o
2019-09-11 16h16m por Marshmallow
És uma coleção de asneiras e maledicência, para além de mentires. Fases finais com Andorras e Moldavias?? Onde??? Quando??? Essas federações já foram a fases finais e nem sabem?? E o Real continua a ganhar??? Só se for no berlinde. . . Ter que mentir para apresentar argumentos é de uma pobreza de espírito que vou-te dizer. . . Outro conselho: melhora o teu português, ou usa o corretor do Google. Vírgulas é coisa que não te assiste e descodificar o que pretendes exprimir é tarefa de um biná...ler comentário completo »
VE
FIFAforever_ret urns2
2019-09-11 14h45m por velho_do_restelo
Para quem dizia que o Real sem Donaldo não ganhava é mentira continua a ganhar e o Benzema que tanto criticavas fez a sua melhor epoca no Real desda a sua chegada porque estava abafado pelo o ego e por ter ordens quando poderes passas a bola ao menino.
A seleção passa se o mesmo, o engenhocas pos a equipa a jogar pra ele simples a seleção nacional não é um "bixo papao" e uma seleção mediana que joga em fases finais onde apanha sempre adversarios fracos Luxemburgo, Moldavia, Andorra e afi...ler comentário completo »
Fifaforever
2019-09-11 14h27m por gprof
Tds nos ja percebemos que adoras o Ronaldo. Agora nao precisas de rebaixar sempre o MESSI. E ha outros que fazem o contrario. . .
E nao me venhas com a conversa da treta ao dizer"Messi e um grande jogador" pq so dizes isso para disfarcar o teu odio ao Messi.
VE
Porto1985
2019-09-11 14h25m por velho_do_restelo
A seleçao tal como o Real Madrid no tempo em que la esteve estavam formatados pra jogar pra ele dai ele fazer 30 a 40 golos por epoca.
A seleção esta preparada pra isso dai a sua media aliando os fracos adversarios consegueestes record.





Tiras
2019-09-11 14h12m por FIFAforever_returns2
o CR7 do Manchester United, do Real Madrid, da Juventus, da seleçao Portuguesa, etc, e poes noutro lado qualquer, e ele rende na mesma…é o mesmo jogador. . . Messi é Messi no Barcelona, fora disso é um Hazard. . .
Porto1985
2019-09-11 14h08m por FIFAforever_returns2
Pois nao, o messi joga é montes de amigaveis. . . contra nicaragua, hong kong, haiti, Guatemala, e afins. . . tem 68 golos marcados pela Argentina e 30 foram marcados em amigáveis. . . CR7 tem 93 golos por Portugal. . . coisa pouca. . .
Amigaveis e ranking FIFA
2019-09-11 14h06m por FIFAforever_returns2
pois é meus caros. . . é disto que falo!
Ontem a Argentina goleou o Mexico por 4-0 sem Messi. . . mas alguma vez isto acontecia num jogo a serio, a contar? nunca na vida. . . e o Peru ganhou ao Brasil… LOL . . . e assim estas seleçoes vao somando pontos e subindo no ranking FIFA… que é uma treta!
SE
Porto1985
2019-09-11 14h02m por SEMFANATISMOS
Onde foste buscar essas estatísticas da treta, as assistências do CR sao aquelas tipo no EUROPEU que chutou a baliza e o NANI marcou golo e depois conta com assistência?
Comparações
2019-09-11 12h52m por Porto1985
não gostava de entrar por aí mas os anti-Messis vêem jogos de seleções ou é mesmo só bitaites, Messi joga a 10 ou segundo ponta de lança na Argentina, ele faz jogar a equipa à imagem do Bernardo Silva, ele não está na aerea à espera da bola para marcar. . . . .
comparações muito infelizes!
CR7 máquina de marcar golos, lembro-me derepente de 3 golos à Espanha, Suiça, Suecia e 2 golos a Holanda mas quantos golos houve contra Lituania, Letonia, Andorra, Liechtenstein, Eston...ler comentário completo »
Messi vs Ronaldo Stats
2019-09-11 12h48m por Porto1985
International career (friendly and competitive matches)

Ronaldo: 93 goals and 28 assists in 160 appearances for Portugal
Messi: 68 goals and 41 assists in 136 appearances for Argentina
Hat-tricks: Ronaldo 8; Messi 6
International goal ratio: Ronaldo 0. 58; Messi 0. 50
Penalties: Ronaldo 9 (6 missed); Messi 14 (3 missed)
Felix
2019-09-11 12h46m por BlankSpace
É mais inutil que os meus mamilos. . . .
Alguém me explique em que é que ele é bom mesmo. . . .
Ronaldo é melhor que ele em tudo. . . nem vale a pena. .
Rafa, Guedes e Diogo Jota são mais rápidos e presionam a defes adversaria. . .
até André Silva marca mais golos pela seleção. . . com 3 jogos ja tinha 3 ou 4 golos. . . .
Fartou-se de perder bolas, tem medo de contacto fisico, ta sempre a ir parar ao chão, finalização horrivel e foi desarmado por litua...ler comentário completo »
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga dos Campeões
Lista curiosa antes do arranque da Champions
A poucas horas do começo da Liga dos Campeões, a UEFA divulgou um artigo no qual indica a forma correta de pronunciar os nomes mais difíceis de jogadores.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
AR
Arutnif 16-09-2019, 15:32
AR
Arutnif 16-09-2019, 15:26
BestInTheWRLD 16-09-2019, 15:18
HGuima 16-09-2019, 15:15
Piranha_on_Tour 16-09-2019, 15:11
HGuima 16-09-2019, 15:07
3D
3dA 16-09-2019, 15:07
Piranha_on_Tour 16-09-2019, 15:04
bragaaocomando 16-09-2019, 15:04
FU
Furiosovp 16-09-2019, 14:56
PO
PortoDragao 16-09-2019, 14:55
AR
Arutnif 16-09-2019, 14:53
HGuima 16-09-2019, 14:50
AR
Arutnif 16-09-2019, 14:50
jpar 16-09-2019, 14:27
bragaaocomando 16-09-2019, 14:13