Liga Europa
Crónica
Benfica vence Dinamo e segue em frente na competição

À lei da Pistola, do Ferro e da bomba

2019/03/14 22:43
Texto por Rodrigo Coimbra

Não foi fácil, mas está feito! O Benfica está nos quartos de final da Liga Europa. De olhos postos na reviravolta, os encarnados só conseguiram desatar o nó frente ao Dinamo (3x0 a.p.) na segunda parte, já depois da entrada de Jonas, mas tiveram de esperar pelo prolongamento para encontrar o caminho para os quartos.

Jonas abriu a contagem à Pistola, Francisco Ferreira, mais conhecido por Ferro, apontou um golo fantástico e que tão cedo não irá esquecer. Por ter sido o primeiro na Europa e por ter ajudado na qualificação às águias. E como se não bastasse, Grimaldo não quis ficar atrás do internacional sub-21 português e também deu a conhecer uma obra de arte. Agora é tempo de descansar para voltar a pensar no Campeonato.

Dificuldade em ligar o jogo

A surpresa foi relativamente grande quando foi revelado o onze do Benfica para o encontro da segunda mão dos oitavos da Liga Europa. Bruno Lage voltou a apostar na rotatividade (ou na gestão, como o treinador gosta de definir as mudanças na equipa), tal como acontecera em Zagreb (1x0), e surpreendeu com a aposta em Yuri Ribeiro no lado esquerdo da defesa, Zivkovic numa das alas e um ataque móvel, composto por Rafa e Jota.

Em desvantagem na eliminatória, o Benfica sabia que tinha de correr muito mais do que o adversário para dar a volta à eliminatória e o Dinamo até deu a iniciativa de jogo aos encarnados, nem sempre aproveitada da melhor forma pelas águias.

Muitas dificuldades para ligar o jogo entre linhas, pouca fluidez nos processos e demasiado jogo direto para um ataque sem Seferovic, elemento que tem assumido um papel muito importante no ataque à profundidade desde a entrada de Bruno Lage. Rafa e, sobretudo, Jota não conseguiram dar essa dinâmica.

O Benfica teve sempre mais bola, dado inegável, mas não teve capacidade para definir o caminho para a baliza de Livakovic no primeiro tempo – tocaram por uma vez a bola na área croata nos primeiros 30 minutos. Este dado estatístico diz muito das dificuldades sentidas.

O primeiro remate surgiu apenas aos 38 minutos e houve outro aos 42, ambos com o mesmo destino: defesa de Livakovic. No lado do Dinamo, zero. Mais preocupação em defender a vantagem na eliminatória e manter o bloco sólido. O resultado agradava e servia as pretensões da equipa de Nenad Bjelica.

Entrada de Jonas foi importante para o jogo do Benfica ©Carlos Alberto Costa

Lage percebeu onde estavam as limitações

Grimaldo e Jonas ficaram no relvado no intervalo e aí percebeu-se aquilo que já muitos tinham percebido na bancada. Após uma primeira parte em que pouco ou nada saiu bem dos pés de Yuri Ribeiro, talvez fruto de um nervosismo acumulado pelos sucessivos erros, o tempo de jogo do lateral esquerdo tinha-se esgotado.

Já a entrada do avançado brasileiro, para saída de Zivkovic, que também acrescentou muito pouco, explica-se pela necessidade em dar uma nova alma ao ataque benfiquista. A referência que tanto faltou era Jonas. Estava à vista de todos.

O Dinamo deu o ar da sua graça aos 50 minutos, através de Dani Olmo, naquela que foi a primeira e única grande oportunidade para os croatas durante o tempo regulamentar. Odysseas mostrou serviço e permitiu que o Benfica tivesse tempo para igualar a eliminatória.

Jonas Pistolas (quem mais poderia ser?) foi como um abre-latas e aproveitou a assistência de Pizzi, isto depois de um passe soberbo de Ferro, para fazer o 1x0. E só não marcou o 2x0 porque o guarda-redes do Dinamo forçou o prolongamento.

De aviso em aviso até ao golpe final

Embalado pelo golo de Jonas, o Benfica continuou a pressionar o Dinamo e, depois de avisos de Pizzi e Jonas, acabou por chegar ao segundo golo num momento sublime de Ferro. O jovem central aproveitou o espaço concedido pelos croatas para atirar um bilhete que só parou na baliza à guarda de Livakovic.

A história poderia ter sido bem diferente se Gojak não tem desperdiçado de forma clamorosa o 2x1, completamente sozinho na cara de Odysseas. Perdida incrível! Não aproveitaram os croatas, aproveitaram os portugueses. 3x0 com assinatura de Grimaldo, golo para ver e rever: bomba!

Na segunda parte do prolongamento, o Dinamo voltou a ter uma excelente oportunidade para reduzir e colocar-se de novo na discussão da passagem aos quartos, só que Atiemwen teve a mesma sorte de Gojak… Azar de uns, sorte de outros.

O Benfica está nos quartos de final da Liga Europa e fica agora a aguardar pelo resultado do sorteio: Chelsea, Valencia, Nápoles, Arsenal, Frankfurt, Slavia Praga ou Villarreal.

U Quinta, 14 Março 2019 - 20:00
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Deniz Aytekin
3-0
Jonas 71'
Ferro 94'
Álex Grimaldo 105'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica (Luz)
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseOitavos-de-Final
Mão2ª Mão
Lances Capitais
71´
GOLO Benfica!
Jonas marca
Jonas marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
94´
GOLO Benfica!
Ferro marca
Ferro marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
105´
GOLO Benfica!
Álex Grimaldo marca
Álex Grimaldo marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
A Chave
Minuto 71: O Benfica persistiu, Pizzi deu um toque com a cabeça para Jonas e o brasileiro atirou com classe para o fundo das redes! O golo do camisola 10 colocou de novo o Benfica na discussão da passagem aos quartos da Liga Europa.
O Árbitro
Algumas imprecisões, nomeadamente num amarelo exibido a Petkovic no primeiro tempo, e algumas dúvidas num lance a envolver Gabriel e o avançado croata na área encarnada, também no primeiro tempo. Acaba por expulsar Stojanovic no prolongamento, por palavras, que acabou por penalizar ainda mais o Dinamo.
O Melhor
Mudanças ao intervalo
As entradas de Jonas e Grimaldo logo no arranque do segundo tempo foram uma grande adição ao jogo das águias. Depois das dificuldades na etapa inicial, a equipa de Lage começou a ter mais critério na construção e chegou com maior facilidade à área croata.
O Pior
Dificuldades no primeiro tempo
O Benfica teve muitas dificuldades para ligar o jogo no primeiro tempo, acumulando alguns erros no capítulo individual e que complicaram a missão coletiva. Foi preciso retificar ao intervalo e colocar outras peças para a carruagem andar em frente.
Forma
Benfica
2018/2019
48J
32V
8E
8D
101-46G
Dinamo Zagreb
2018/2019
43J
31V
8E
4D
84-26G
Sabia que...by playmaker stats
Foi a 5.ª goleada em 8 partidas na Luz sob o comando de Bruno Lage em 2018/19.

Desde Agosto que os encarnados não goleavam desde a vitória na Grécia frente ao PAOK (1-4)
Há 5 anos que os encarnados não goleavam na Luz para as competições europeias.

Últimas goleadas do Benfica na UEFA:
3-0 Dinamo Zagreb [C], Europa League 2018/19
1-4 PAOK [F], Play-off Champions League 2018/19
3-0 PAOK [C], Europa League 2013/14
Em todas as edições da UEFA Europa League (desde 2009) em que os encarnados participaram, chegaram sempre aos quartos de final:
2018/19 Quartos [?]
2013/14 Finalista
2012/13 Finalista
2010/11 Meias-finais
2009/10 Quartos

Fotografias(31)

Benfica x Dinamo Zagreb - Europa League 2018/2019 - Oitavos-de-Final  | 2ª Mão
Benfica x Dinamo Zagreb - Europa League 2018/2019 - Oitavos-de-Final  | 2ª Mão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
DINAMO ZAGREB
Comentários (53)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
AN
Expulsão
2019-03-15 13h47m por Anti-Hipocritas
Para os iluminados que criticavam a expulsão do Gabriel no Dragão, eis mais um exemplo com dois amarelos no mesmo lance. . . Depois de Nacho pelo Real Madrid, agora o jogador do Dinamo expulso da mesma forma
PS
2019-03-15 12h36m por JAOF
Odeio o corrector automático. . .
El-Mago-10
2019-03-15 12h34m por JAOF
Exacto. . . É has-de reparar que na avaliação a esse lance, did-se que era falta. . .

. . . Tal como antes houve falta sobre Corina aos 18min, onde era grande penalidade e expulsão de Rúben Dias. . . Mas claro que só se lembram do que convém. . . Tal como o 1º golo do Benfica no Dragão ser também precedido de falta. . .

. . . Eu lembro delas todas. . . Quem tem memória selectiva não sou eu.
AC
Outra coisa. . .
2019-03-15 11h14m por AcaroInformatico
Quando escreves:

". . . há regras exclusives para ele. . . "

Quando te referires ao Glorioso, o pronome pessoal "ele" é com letra maiúscula. . .
JAOF
2019-03-15 11h14m por El-Mago-10
Tipo o Gabriel, quando estava a proteger a bola, não se afastou e o Oliver acerta-lhe na perna por trás derrubando-o. . . ups. . .
AC
JAOF. . .
2019-03-15 11h11m por AcaroInformatico
O árbitro de ontem era o Capela?
Ou o manto da corrupção já abarca toda a Europa?

A única regra exclusiva que eu conheço, é que quem lança foguetes antes da festa tem que ir apanhar as canas. . .
El-Mago-10
2019-03-15 11h03m por JAOF
A ver se percebi, se um jogador estiver a frente da bola, não a pode proteger, pois se o adversário que está atrás quiser passar, ele tem de se afastar ou comete falta se levar algum pontapé desse adversário, certo!?

LOL. . . . lol. . . É o que digo, o Benfica está habituado que em Portugal há regras exclusives para ele, que fazer falta é só para os outros, quando é o Benfica, ou é técnica defensiva, ou falta a seu favor!!

Lol
Arbitragem
2019-03-15 10h56m por El-Mago-10
Nota para a boa exibição do árbitro. Não teve contemplações, mostrou amarelos, assinalou as faltas e manteve o respeito dos jogadores. Apenas pecou nalguns lances em que apitou em vez de deixar seguir o jogo. Seguiu um critério uniforme.
Obrigou o André Almeida a cumprimentar o treinador adversário após entrada à bola fora de campo. Respeito pelo jogo.

O lance em que os antis falam de penalti não é penalti nenhum. O jogador do Dínamo não tentou sequer jogar a bola,...ler comentário completo »
Pizzi!!
2019-03-15 10h48m por El-Mago-10
Grande exibição do Pizzi, das melhores que o vi fazer.
Ferro não engana, vai ser um senhor central.
Yuri é fraco demais, já o era na equipa B.

Bruno Lage manteve a equipa em rodagem de jogadores com dinâmicas diferentes. Apesar da boa troca de bola, a primeira parte foi muito fraca em termos de remates à baliza. Falharam demasiadas combinações no ataque, fruto da falta de entrosamento e especialmente da mudança posicional de alguns jogadores.
A exib...ler comentário completo »
Já agradeceram ao árbitro!?
2019-03-15 10h27m por JAOF
É que vejo muita falta de memória benfiquista. . . Como é habitual. . .

. . . E a grande penalidade de Gabriel na primeira parte que o árbitro transforma em falta para o Benfica!?

Ficou esquecido esse erro CLARO que obrigava ao Benfica a marcar 3 golos. . . Mas 11 contra 11 e nós 90min. . .
Olmo
2019-03-15 10h21m por Kakauet
Espero que o Benfica não perca o espanhol de vista. Qualquer investimento maior feito no jogador terá rapidamente retorno a triplicar ou quadruplicar. Grande jogador.
jogo
2019-03-15 09h45m por fanaticobenfica23
A partir da 2 parte fizemos uma boa exibição. Na primeira foi mais complicado devido muito ao nosso lado esquerdo com o Yuri e o Zivko muito fraquinhos. Já disse várias vezes que o Zivkovic tem um excelente pé esquerdo mas a meu ver rende no meio e rendeu principalmente com Rui Vitória quando jogavámos em 4x3x3 , de resto nunca o vi fazer grandes jogos e para extremo sinceramente não acho nada do outro mundo, com a vinda de Caio não sei se ele não sairá. Quanto ao Yuri não tem convencido, ...ler comentário completo »
Grimaldo e Ferro
2019-03-15 09h29m por ZZTUGA
Dois grandes golos.

O remate do Grimaldo é um daqueles que deixa qualquer GR pregado ao chão. A bola sobe a perto de 4 metros do chão e depois desce subitamente quando se aproxima da baliza. Lembro-me do efeito “elevador” do Geraldão e do Heitor, dois brasileiros ex-FCP e ex- Marítimo que batiam livres e rematavam desta forma. O Cristiano Ronaldo também recorre a esta técnica de chutar a bola, tanto em livres como de bola corrida. Para que já experimentou e treinou este t...ler comentário completo »
Benfica
2019-03-15 09h13m por estaramosold
Parabéns pela passagem á próxima fase, mas, agora é tempo de focar no Moreirense, é um jogo que tem de ser mesmo ganho.

Quanto ao melhor possível adversário a apanhar no sorteio de hoje, julgo que o VillaReal apesar de estar a crescer a nivel de rendimento, Slavia Praga ou o Valência seriam bons adversários, apanhar com Chelsea ou Nápoles é que não queremos de certeza
SL Benfica - correção
2019-03-15 03h03m por CreedEinsteinBratton
Obviamente que o 3º parágrafo é sobre o Ferro.

Dizer também que, na minha opinião, o Gabriel fez penalti mas não acho tão óbvio como já quiseram fazer passar pois o jogador do Dinamo também provoca o contacto ao colocar a perna à frente da perna do luso-brasileiro.
SL Benfica
2019-03-15 03h00m por CreedEinsteinBratton
Jota não pode jogar a avançado. É extremo e é aí que terá de ser opção ou vai ser queimado.

Yuri é um cepo de todo o tamanho. Temos tido sorte em o Grimaldo (grande sacola) estar a fazer a melhor época da sua carreira em todos os aspectos. Hoje era Corchia e AA na esquerda.

Sempre me pareceu com mais talento e potencial (ou seja, pontos onde podia/pode crescer bastante com facilidade) que o Rúben e cada vez tenho mais certezas que atingirá um nível superior a...ler comentário completo »
sorteio
2019-03-15 02h20m por e-adepto
Como Portista fiquei muito contente com o jogo ter ido a prolongamento e ao facto da estratégia/GESTÃO do Bruno Lages não ter resultado graças a um jogo competente e inteligente da parte dos forasteiros que geriram bem o resultado.
A defesa fez toda ela 120minutos (grimaldo fez 75) gabriel, rafa e pizzi também fizeram 120 minutos, Felix também fez 60minutos. Os jogadores fizeram cerca de 345minutos a mais que o desejado. Espero que se note contra o moreirense.

Como P...ler comentário completo »
valeu da segunda parte
2019-03-15 01h34m por AsCo
para a frente, mas verdade é que a jogar assim não vamos longe, eles falharam 2 golos de baliza aberta. o maior problema do Benfica é que tem muita gente estoirada, o jonas então este ano é estaleiro crónico, apesar das dores foi dos melhores. Uma nota para 3 jogadores, o zivkovic está a ser igual ao cervi, muito fraco, o jota muito trapalhão e fora de sintonia com o resto da equipa (mas também com muitos poucos minutos de jogo), e Yuri, este nem na terceira divisão, demasiado mau p...ler comentário completo »
Bom. . .
2019-03-15 00h01m por Markes88
Ganhar é sempre bom, ainda para mais vendo que Ody e Ruben fizeram um bom jogo, como de resto fez (quase) toda a equipa.

Há ali um jogador que não vejo qualidade para a camisola que veste. Yuri deve sair no fim da época. A ala esquerda do Benfica fez impressão na 1parte, Zivkovic tem muito bons pés mas desde que saiu da titularidade o pouco que vai jogando, está completamente desenquadrado também com a equipa infelizmente. É muito bom jogador, mas não ter rotina de jogo t...ler comentário completo »
Ultras _ FCP
2019-03-15 00h01m por alexSlb
Tens razão, passou-me completamente ao lado. Mas se no segundo ano fomos campeões porque o Porto se reforçou mal, então é justo dizer que no primeiro não fomos por causa de um empate em casa contra o Estoril num jogo atípico. No entanto, volto a referir que na minha perspectiva o facto de se jogar muitas vezes não é um bicho de sete cabeças, nessas épocas o Benfica praticava um excelente futebol e estave na luta em todas as frentes. O mister Bruno Lage acabou de dizer na conferência de im...ler comentário completo »
1ª parte horrível. . .
2019-03-14 23h51m por joaogalo
A 1ª parte foi de tal forma horrível para alguns jogadores do Benfica, que por exemplo, veio-me à ideia que o próprio Yuri Ribeiro pediu para sair ao intervalo, falhou mais de 90% dos passes, defendeu mal e nunca conseguiu ultrapassar nenhum adversário. Fejsa está sem ritmo de jogo, Zivkovic tem um salário exageradamente alto para em campo poder pensar em jogar bem, André Almeida só jogou bem na 2ª parte assim como Rafa, resumindo; na 1ª parte parecia que só estavam em campo os centrais,...ler comentário completo »
Jogo
2019-03-14 23h50m por DSaraiva
Preferia que o benfica tivesse entrado com o 11 mais forte e resolvido logo o jogo mas pronto entendo as opções do Lage, mesmo sendo arriscado!
Yuri n é jogador po Benfica, Zivko tal como Cervi tão em baixo de forma e é mesmo uma estupidez não haver mais PL's!! Que suba o Saponjic da B nem que seja po banco, não podemos jogar sem 1 PL!
Quanto ao jogo, 1a parte desligada mas na 2a com a entrada do Pistolas e do Grimas a qualidade aumentou, pena termos ido a prolongamento. Agor...ler comentário completo »
Bitw
2019-03-14 23h42m por ruipatricio
Não acrescento uma vírgula.
Claramente, a saída dos 2 avançados foi uma jogada mal estudada e a época é longa.
Mas pronto, Jonas é um senhor.
Com 35 anos ainda é importante.
Eu pedi que ele saisse em Agosto por pensar que Ferreyra entraria direto no 11 e vingaria.
Estranhei não o ter feito.
Jogo acessível, notou-se a falta do homem de área.
Yuri yem de ser emprestado está uma sombra do que jogou no Rio Ave, Moreirense é boa opção.
Que venha o Slavia.
WU
Bitwrld
2019-03-14 23h41m por wubanga
Jota não jogou nada na minha opinião, muito trapalhão. Quem fez grandes jogo foi o Gabriel e rafa
NE
Bom resultado para o Benfica e Portugal
2019-03-14 23h40m por neopro
Foi um excelente resultado para o Benfica mas sobretudo para Portugal pois que hoje ganhamos vantagem na luta contra a Russia e estes não apuraram equipas na Europa (nem na Champions) e tampouco a França com um pouco de sorte poderemos recuperar posição.
Boa sorte amanha para o Porto e para o meu Benfica no sorteio.
OUTRAS NOTÍCIAS
Sub-19
Seleção portuguesa continua sem sofrer na Ronda de Elite
Depois do triunfo na primeira jornada da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa de Sub-19, que se disputa na Arménia entre 14 e 27 de julho, frente ao Chipre (3x0), Portugal voltou a ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
PI
Pinkman 23-03-2019, 19:37
AN
Andreyoan 23-03-2019, 19:17
AN
Andreyoan 23-03-2019, 19:15
JS
jseidi 23-03-2019, 19:14
JA
JamesP21 23-03-2019, 19:13
nextstep 23-03-2019, 18:51
Tarik_10 23-03-2019, 18:32
DJROCKER 23-03-2019, 18:29
JO
joaots 23-03-2019, 18:25
SO
somosporto92 23-03-2019, 18:19
sr_batata 23-03-2019, 18:15
asbaka 23-03-2019, 18:14
SO
sofintas 23-03-2019, 18:10
SI
Sinisa-Mihajlovic 23-03-2019, 18:10
azul_e_branco96cnls 23-03-2019, 18:07
j-f-uite 23-03-2019, 18:03