Futebol Francês
entrevista
Internacional português falou com o zerozero

Rony Lopes e um sonho bem real: «Gostava de ajudar Portugal a levantar o troféu da Liga das Nações»

2019/03/14 17:40
Texto por Ricardo Lestre com Jorge Ferreira Fernandes
E5

No Principado mora um dos príncipes do futebol português. Rony Lopes tem o mundo aos seus pés. A seleção já bateu à porta, em França já se deliciaram... mas isso não é propriamente uma novidade. Em conversa com o zerozero, o internacional português abriu o jogo e falou de vários temas. Passou pela lesão no início da temporada, andou pelas Quinas, falou da mudança radical (e forçada) dos objetivos do Mónaco e ainda deu um saltinho até Manchester. 

Rony tem muito para viver e sabe disso. É um dos talentos emergentes, cumpriu o sonho de representar o país e já jogou num dos clubes mais fortes da atualidade. Mas calma: os 23 anos dizem muito, até porque há sonhos para cumprir.

Rony Lopes
Ligue 1 2018/19
15 Jogos  1270 Minutos
2   1   0   02x

ver mais »
«Ainda sou muito jovem, tenho apenas 23 anos e muitos objetivos por cumprir. Quero cimentar o meu nome no panorama internacional do futebol e procuro evoluir todos os dias. O meu maior sonho é o de conquistar grandes títulos a nível de clubes e, também, com a seleção portuguesa», começou por dizer.

Estava tudo a correr às mil maravilhas. A época 2017/18 fantástica ao serviço do Mónaco não escapou a ninguém, muito menos a Fernando Santos. A chamada à seleção deu-se de forma natural e Rony teve direito a alguns minutos no amigável frente à Croácia. Quando tudo apontava para uma estreia na Liga das Nações chegou uma lesão muscular que borrou a pintura. A confiança, essa, continua em alta.

«Foram tempos muito difíceis, mas sabia que ia voltar mais forte. Sei do trabalho que realizei para voltar a estar em bom nível e de todos os sacrifícios que fiz para chegar bem fisicamente e ajudar o meu clube. Relativamente à seleção, desde que voltei da lesão consegui somar muitos minutos no Mónaco e fazer golos e assistências, por isso acredito que posso merecer de novo a confiança do mister [Fernando Santos]», sublinhou.

Rony Lopes em trabalhos na seleção portuguesa ©FPF/Francisco Paraíso
Uma boa campanha levou Portugal a assegurar a presença na final four da competição que se vai realizar... em solo nacional. Rony sente-se entusiasmado e ainda confidenciou um desejo.

«[A Liga das Nações] É um torneio novo, mas entusiasmante, ainda mais por ser disputado no nosso país. Gostava de ser um dos jogadores a ajudar Portugal a levantar o troféu», revelou.

Um Principado em crise

No Mónaco, a influência dos jogadores portugueses cresce a cada ano que passa. Rony é mais um a ganhar cada vez mais protagonismo e a satisfação é total num clube que o tem «permitido evoluir a todos os níveis» e que o «acarinha» imenso. Contra todos os prognósticos, o Mónaco entrou com o pé esquerdo e a presente época tem sido uma autêntica montanha russa. Mas o que falhou ao certo?

«Está a ser uma temporada atípica. As muitas lesões quase em simultâneo e muitas saídas importantes do plantel também fizeram com que chegássemos a uma ponto negativo. No entanto, as coisas estão a melhorar e todo o grupo está focado em alcançar os objetivos propostos pelo clube até ao final da época», reforçou.

Rony Lopes continua a dar que falar no Mónaco ©AS Monaco
Saiu Leonardo Jardim, entrou Thierry Henry e o cenário só piorou. E português voltou a casa numa altura em que os objetivos do clube mudaram radicalmente: de lutar pelos lugares cimeiros a evitar a descida de divisão.

«Se há coisa que o futebol me ensinou é que neste desporto tudo pode acontecer. Obviamente que é melhor lutar por títulos e estar nos lugares cimeiros, no entanto, temos de encarar esta mudança como uma verdadeira luta. Temos de estar unidos para ajudarmos o clube a voltar ao lugar que merece estar», afirmou.

De Inglaterra para França num ápice

Por falar em portugueses... Bernardo Silva. Rony coincidiu com a passagem do atual jogador do Manchester City que tantas recordações boas deixou no Principado. Mas não há qualquer herança pesada.

«Não. O Bernardo é um jogador fantástico, uma pessoa da qual eu gosto muito e fico muito feliz pelo bom momento que ele está a viver no Manchester City. No entanto somos jogadores diferentes, com caraterísticas diferentes. Não sou o substituto dele nem o substituto de ninguém. Não faz sentido comparar jogadores, sejam eles quem forem», atirou.

Bernardo Silva foi tema de conversa ©Getty /
Manchester é uma cidade conhecida e o azul uma cor familiar para Rony Lopes, já que foi para lá que viajou assim que abandonou a formação do Benfica. Bernardo «está a realizar uma época fantástica» e a sua «evolução tem sido muito positiva» num «clube ideal para continuar a crescer e a fazer a diferença». Pep Guardiola tem, obviamente, uma palavra a dizer quanto a isso. Foi por tão pouco que os dois não coincidiram, mas, no futuro, quem sabe...

«Eu vou a Manchester sempre que posso. A minha mãe e o meu irmão continuam a viver lá, portanto a ligação é próxima. Passei um bom tempo e tenho um enorme respeito por todas as pessoas e adeptos do clube. Foi lá que cresci como homem e como jogador e é obviamente um emblema especial para mim. Relativamente ao futuro, sou uma pessoa que pensa mais na sua evolução pessoal e futebolística do que propriamente nisso. Uma coisa é certa: o meu presente é o Mónaco. Eles investiram e acreditam muito em mim. A minha intenção é corresponder com muito trabalho e profissionalismo».

Nesta altura do campeonato, todos os jogos são encarados como finais pelo Mónaco. O momento é bom, as vitórias têm aparecido e o objetivo mantém-se a cada jornada que passa. Esta sexta-feira, Rony Lopes visita a sua «segunda casa». Conhece «o clube e a estrutura» e ainda melhor uma «massa adepta» com quem tem uma «relação muito especial». 

De Lille, nada de negativo a apontar. Uma cidade que acolhe cada vez mais portugueses e que está em erupção face à boa campanha de Rafael Leão, José Fonte, Rui Fonte, Xeka e companhia. Houve uma espécie de inversão de papéis com o Mónaco de uma temporada para a outra e Rony garante que todos os cuidados são poucos.

«O Lille está a fazer uma época extraordinária e muito consistente. Tem uma excelente equipa e nós vamos ter que estar muito concentrados para sairmos vitoriosos do jogo. Para além de serem consistentes defensivamente, têm no ataque jogadores muito rápidos e perigosos, como por exemplo o Nicolas Pépé. Vai ser um jogo difícil, mas iremos fazer de tudo para sairmos com uma vitória», finalizou.

Rony Lopes [à esquerda] com a camisola do Lille ©LOSC Lille
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
LILLE
EMPATE
MONACO
Comentários (5)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Andrerib
2019-03-14 21h48m por onlytuga
Diogo Jota
AN
Halibut
2019-03-14 21h40m por andrerib
Jota??? mas qe lol. Nem calça no Benfica. . . e seria chamado à selecção
HA
Seleção
2019-03-14 19h10m por Halibut
PATRICIO, LOPES, JOSE SA
MÁRIO RUI, RAPHAEL
CANCELO, SEMEDO
PEPE, RUBEN DIAS, FERRO
DANILO, WILLIAM
RUBEN NEVES, MOUTINHO
BRUNO FERNANDES, JOÃO FÉLIX
GUEDES, GELSON, BERNARDO, RAFA SILVA, JOTA
RONALDO, ANDRÉ SILVA

COMEÇAVA A DESENHAR ASSIM OS 23. . . DANILO SERIA MÉDIO MAS SE NECESSÁRIO CENTRAL, RUBEN DIAS E FERRO TEM ESTADO BEM, JOSE SA EM VEZ DE BETO. . SEMEDO EM VEZ DE CEDRIC. . . JOTA É UM JOGADOR QUE APRECIO CONSEGUE FAZER TODAS AS POSIÇÕES DO ATAQUE.
Rony Lopes
2019-03-14 18h14m por Ultras-__FCP
Pena a lesão, estava numa forma fantástica, espero que tanto ele como o Gelson, Bruma e Guedes possam recuperar nestes meses que faltam, tirando estes, Rafa tem estado fantástico, a manter este nível terá sempre que ser chamado, para avançados julgo que Ronaldo, A Silva e Felix estão certos, expectativa pelo Leão e por aquilo que fará nestes meses, uma coisa é certa, Leão na seleção é uma questão de tempo.
Rony Lopes
2019-03-14 17h53m por BetrayalKRocknRoll
Como é que é a velha cantiga? Se tu queres, já são dois a querer
jogos em destaque
U Sexta, 15 Março 2019 - 19:45
Stade Pierre-Mauroy
Hakim Ben El Hadj
0-1
Carlos Vinícius 90'
Tópicos Relacionados
VIDEOS
SIMULADOR ZEROZERO
APOSTA SEGURA
Realize a sua aposta múltipla com 3 eventos e se perder o Casino Portugal devolve-lhe 50% para voltar a apostar.
CONSULTE AQUI AS CONDIÇÕES
Faça a sua aposta:
Odd acumulada:
Ganhar
OUTRAS NOTÍCIAS
Liga Portuguesa
Destaque
Jogadores terminam contrato
É uma inevitabilidade que o fim da temporada acarreta. A cada verão há contratos que terminam e isso significa que muitos jogadores que nos habituámos a ver nos relvados ...
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
VE
Verdade_pura 22-05-2019, 01:30
BestInTheWRLD 22-05-2019, 01:29
Jokky 22-05-2019, 01:28
VE
Verdade_pura 22-05-2019, 01:25
BestInTheWRLD 22-05-2019, 01:25
CreedEinsteinBratton 22-05-2019, 01:24
VE
Verdade_pura 22-05-2019, 01:24
VE
Verdade_pura 22-05-2019, 01:21
VE
Verdade_pura 22-05-2019, 01:17
VE
Verdade_pura 22-05-2019, 01:16
VE
Verdade_pura 22-05-2019, 01:15
VE
Verdade_pura 22-05-2019, 01:13
mafraFCP 22-05-2019, 01:07
BestInTheWRLD 22-05-2019, 00:59
Chama__Portista 22-05-2019, 00:56
CreedEinsteinBratton 22-05-2019, 00:55