Liga Portuguesa
Crónica
Sporting derrota Feirense

Um grito no silêncio

2019/02/10 22:07
Texto por Gaspar Castro

Silêncio vindo da bancada, silêncio no futebol durante boa parte do jogo. Falamos no Sporting, que somou três pontos e três golos em Santa Maria da Feira mas deveu-o quase em exclusivo a um homem: Bruno Fernandes. Outra vez ele, agora a salvar uma equipa tão, tão longe do que pode vir a fazer e a penalizar um Feirense que não se quis deixar vergar mas teve de se contentar com uma acrobacia lá para o fim do jogo.

O encontro em Santa Maria da Feira, de resto, teve uma grande nota de destaque: o protesto da claque afeta ao Sporting, que exibiu uma tarja e deixou a bancada que lhe era destinada, deixou os leões com apoio diminuto e um silêncio ensurdecedor vindo daquela zona do Marcolino Castro.

Contra a corrente

Uma equipa a dominar, a outra a marcar contra a corrente perto do intervalo. De certeza que adivinha qual é qual? Pois é, o último classificado da Liga, a atravessar um momento crítico, impôs-se frente a um grande do futebol português, fez muito mais pela vantagem no primeiro tempo e foi muito - demasiado - penalizado ao cair do primeiro pano.

©Rogério Ferreira / Kapta+

Sem alma. Sem fio de jogo. Não tivesse a equipa do Sporting mais talento individual do que os homens da casa e o marcador não estaria nos 0x0 até aos 44', como esteve. O ascendente da equipa de Filipe Martins, que se estreou no banco do Feirense, sentia-se desde cedo, embora se sentissem também as dificuldades de construção dos fogaceiros que já vêm de trás, da liderança anterior.

Sentindo que tinha aqui uma oportunidade inesperada de surpreender o país, o Feirense procurava o golo como podia e como sabia: com João Silva a tentar o remate à entrada da área, com um ressalto de Tiago Silva a ficar muito perto de trair Renan, com Marco Soares a colocar a bola no fundo das redes com... a retaguarda. O árbitro, porém, viu no lance infração do cabo-verdiano e manteve o nulo, para desespero dos efusivos adeptos fogaceiros.

©Rogério Ferreira / Kapta+

Numa das poucas reais jogadas de ataque do Sporting no primeiro tempo, Bas Dost lá obrigou André Moreira a aplicar-se, antes de Renan, na baliza oposta, fazer o mesmo. E foi muito contra a corrente do jogo que os leões saltaram para a frente do marcador perto do intervalo, com Borja a cruzar bem - mostrou qualidade nesta vertente do jogo - e um infeliz Briseño a colocar na própria baliza perante a intervenção de Wendel.

Dois homens valeram o preço do bilhete

Sim, dois homens interromperam o marasmo de ideias em que o jogo ameaçava tornar-se: aquele que ocupa lugar de destaque nesta crónica, claro, mas também o autor de um momento brilhante lá para o fim, Stivan Petkov. Já lá vamos.

©Rogério Ferreira / Kapta+

Nos leões, quem mais se havia de destacar se não Bruno Fernandes? Já trazia dois golos dos dois encontros com o Benfica, desta vez foram dois de uma vez. Com um bom cruzamento de Diaby, o médio leonino apareceu a cabecear para um 0x2 que trazia uma tranquilidade que poucos esperariam na primeira parte. Mais tarde, já aos 69', aquela arma não-tão-secreta do número 8: os livres diretos. Com uma execução exímia, juntou à longa coleção mais um golo para recordar.

Aos fogaceiros valeria como prémio de consolação o momento de classe de Stivan Petkov, lançado no segundo tempo e autor de uma acrobacia aos 76' sem hipóteses para Renan.

©Rogério Ferreira / Kapta+

Foi sem grande brilho além daquele que Bruno Fernandes dá por si só, mas o Sporting somou o terceiro triunfo sobre o Feirense num curto espaço de tempo, mantém-se a sete pontos do Braga e a oito do Benfica e reduziu a distância para o líder FC Porto.

U Domingo, 10 Fevereiro 2019 - 20:00
Estádio Marcolino de Castro
Manuel Mota
1-3
Antonio Briseño 44' (p.b.)
Stivan Petkov 76'
Bruno Fernandes 58' 69'
Estádio Marcolino de Castro
Estádio Marcolino de Castro
Portugal
Santa Maria da Feira
Lotação5 401
Medidas102x65
Inauguração1962
FaseCampeonato
JornadaJornada 21
Lances Capitais
25´
GOLO INVALIDADO Feirense
falta de Marco Soares sobre Renan, decisão do árbitro do encontro depois de visualizar as imagens.
44´
GOLO Sporting
Antonio Briseño marca na própria baliza!
58´
GOLO Sporting!
Bruno Fernandes marca
Bruno Fernandes marca o seu 9º golo na prova (20 jogos)
69´
GOLO Sporting!
Bruno Fernandes marca
Bruno Fernandes marca o seu 10º golo na prova (20 jogos)
76´
GOLO Feirense!
Stivan Petkov marca
Stivan Petkov marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
A Chave
Minuto 25: O árbitro anula golo do Feirense, por alegada falta de Marco Soares sobre Renan. Os fogaceiros estavam por cima no jogo e acabaram por quebrar mais tarde.
O Árbitro
Critério muito duvidoso no golo anulado ao Feirense, no mínimo discutível. Além disso, alguns erros a nível do critério disciplinar.
O Melhor
Bruno, claro
Foi de longe o melhor elemento do Sporting e, desta vez, fez toda a diferença a nível de resultado. É um jogador muito acima da média e brilhou com mais dois golos para a coleção, um deles para ver e rever.
O Pior
Silêncio ensurdecedor
Durante boa parte do encontro, o apoio vindo da bancada dedicada ao Sporting foi nulo, devido aos protestos das claques. Sem entrarmos em qualquer julgamento a respeito das razões para tal, certo é que ver futebol com adeptos tão impávidos é, no mínimo, estranho.
Forma
Feirense
2018/2019
29J
7V
9E
13D
28-44G
Sporting
2018/2019
37J
23V
6E
8D
78-40G
Sabia que...by playmaker stats
Bruno Fernandes faz o 35.º golo pelo Sporting.

Foi o 9.º golo do médio na Liga NOS 18/19 e igualou Bas Dost no topo da lista de goleadores dos leões nesta temporada com 19 golos.

Marca há 3 jogos consecutivos (Feirense, Benfica x2)

Fotografias(21)

Liga NOS: Feirense x Sporting
Liga NOS: Feirense x Sporting
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FEIRENSE
EMPATE
SPORTING
Comentários (47)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MI
10A
2019-02-11 13h42m por Mika2000
Lol!
Se odeias tanto o Ilori que qualquer coisa que aconteça diz logo!
Eu sou sincero e não gosto dele e até estou a gostar do Borja mas sei ver que quem errou ali foi o borja! Ali o Ilori nunca conseguiria tirar a bola em melhores condições que o Borja porque a bola vai mesmo em direção ao borja, logo a culpa é do borja. Temos que ser realistas!
O borja é que manda um pontapé na atmosfera e o Ilori com receio de o borja lhe acertar com o pé já não consegue impedir o remat...ler comentário completo »
LE
zerozero
2019-02-11 09h48m por leoleoleo
Volto a repetir aqui este comentário
Com que então a decisao de anular um golo em que um jogador impede o GR de jogar a bola dentro da pequena área é duvidoso e forçado, o que dizer do lance entre svilar e bas dost que é fora da pequena área
A lógica verde. . .
2019-02-11 09h23m por El-Mago-10
agora é assim: os adversários não podem colocar jogadores na pequena área durante uma bola parada. Havendo algum jogador adversário na pequena área que seja tocado pelo GR, é logo falta. Mesmo que o jogador não faça qualquer movimento e o contacto seja provocado exclusivamente pelo GR.

Agora percebo porque acham que foram roubados quando o Luisão marcou o golo do título. . .

Ou então não são permitidos golos marcados com o rabo e eu desconhecia a regra!
Mika2000
2019-02-11 02h43m por 10A
O Borja falha a bola porque esperava que o Ilori tirasse de cabeça como seria normal e depois esse "pontapé na atmosfera" foi apenas o reflexo do rapaz.
O Ilori até agora só fez um auto-golo digno de registo que nos pode custar a final da taça de portugal. Não percebi a contratação, um jogador caro e que não é melhor dos que estão lá nem melhor do que os emprestados.
Na próxima época será ainda pior porque quero ver como é que vão justificar a Domingos Duarte (Prestes a subir o...ler comentário completo »
MI
BITW
2019-02-11 00h25m por Mika2000
O golo nem é culpa do Ilori!!!
O golo é totalmente culpa do Borja que dá um pontapé na atmosfera e o Ilori fica a olhar porque o Borja acerta mal na bola quando se apercebe disso já não consguia fazer nada
Bruno Fernandes
2019-02-10 23h52m por JHendrix
É um jogador de primeira numa equipa de segunda.

Só peca por andar constantemente aos berros com os árbitros. . .
. . .
2019-02-10 23h29m por Markes88
Acredito que não houve qualquer falta no lance do golo anulado ao Feirense, no entanto o Scp ganhou bem, em mais um jogo que o santo bruno safou de novo.

Não faço ideia se clubes europeus estão atentos a ele, mas é de longe o melhor jogador no Scp. O que seria deles sem ele. . . . .
ocidente
2019-02-10 23h13m por BITW
se pedes um amarelo por puxao aos 2 mins, entao o amarelo ao Ilori na luz nao tem constestacao. Entrada por tras sem bola
qt ao jg
2019-02-10 23h12m por BITW
fora de questoes de arbitragens e golos bem/mal anulados, acho que ao intervalo o feirense merecia estar a ganhar (sem jogar bem, foi melhor e criou mais ocasioes de golo que um sporting mt fraco na 1a parte). Na 2a parte o sporting melhorou e o feirense recuou. . . No entanto, dps do 0-3 ate tiveram 2/3 boas ocasioes e reduziram com um belo golo do Petkov

dificilmente o feirense nao desce, Edson e L. Machado (os 2 melhores do plantel a seguir ao T. Silva) continuam lesion...ler comentário completo »
OC
Lances
2019-02-10 23h08m por ocidente
Vai ser muito discutido o lance do golo do feirense. . .

Devia ser discutido uma falta no minuto 1 sobre o jogador do sporting para vermelho. Nem amarelo foi (na semana anterior o ilori levou amarelo por menos no 1º minuto)
Ao 2º minuto, acuna foi puxado…. não houve cartão.
Ao 3º minuti, falta para vermelho do vitor bruno…. . . saiu amarelo

Ficamos pelos 3 primeiros minutos….


A arbitragem voltou ao antigamente e o varandas. . . . . voltou ao tempo dos godinhos. . . . . é manso
SC
bitw - Lance anulado
2019-02-10 23h02m por SCP_1994
Vê-se aqui com cada lógica. Partindo do príncipio que esse tal lance do maritimo - benfica não foi assinalado pelo arbitro (não me lembro desse jogo mas vou partir do príncipio que tens razão nesse lance) então agora devia-se errar sempre em lances idênticos, não me parece lógico. Naquele lance na liga dos campeões entre Shalke 04 - Sporting em que o Jonathan Silva corta a bola com a cabeça e o árbitro de baliza assinala penalty, um erro, seguindo a tua lógica todos os cortes de cabeça na ...ler comentário completo »
Pedro3000SCP
2019-02-10 23h01m por BITW
bem, o Dost tem mais golos de penalty que esses tds juntos, portanto. . . .
Ispeakshit
2019-02-10 22h58m por Pedro3KSCP
O Sporting ta a 9 e nao ta a convencer, sinceramente nao acho que estejamos na luta do titulo
ZH
golo anulado
2019-02-10 22h52m por zhar
ha arbitros que anulam outros nao anulam. . . ha imenos lances destes por ai fora. . . por mim é muito bem anulado que esta mania de meter uma besta ali a fazer parede aos guarda redes vai contra anula a zona de proteçao que deve haver na pequena area. . . o renan diga-se que tambem nao fica nada bem na fotografia que faz-se mal nas horas a bola
Pedro3k
2019-02-10 22h51m por ispeakwiththetrue
Nada disso. Ainda vamos ter um Porto x Benfica e um Braga x Benfica e Braga x Porto e no fim ainda um Porto x Sporting, ainda falta muito e todos ainda vão perder pontos.
Bitw
2019-02-10 22h51m por Pedro3KSCP
Cervi, felix e Jonas basta escolheres 1 que qualquer um deles da uma abada a quem quer que seja da liga portuguesa em mergulhos
*
2019-02-10 22h50m por Pedro3KSCP
Bitw
10A
2019-02-10 22h50m por BITW
nao e deste ano

e engracado chamares piscinas a seja quem for com o BF e o Dost na tua equipa. . . .
Botw
2019-02-10 22h49m por Pedro3KSCP
Foi como aquele golo do Jimenez que o arbitro ja tinha apitado bem antes comparado com o do dost e vieram dizer que foi um golo anulado, pra mim o do dost nao é golo anulado porque ele apita quando a bola foi pro dost e os jogadoresdo do benfica pararam mas se nao tivesse apitado havia remate à mesma que podia ou nao dar golo
BITW
2019-02-10 22h48m por 10A
Qual Marítimo - Benfica? Tens mesmo uma doença mental até porque ganharam 1-0 este ano com mais um mergulho do Jonas para a piscina a sacar o penalty, não sei se te lembras tu.
3D
BITW
2019-02-10 22h47m por 3dA
Pois foi, é isso. Mas desculpa, Ederson não é de todo agarrado
. . .
2019-02-10 22h46m por BITW
e mais ridiculo que falarem desse lance do benfica - sporting, e dizerem que e um golo anulado

o arbitro apita bem antes, o Ferro passa a bola ao Dost e dps este faz um passe pra baliza ja com o jogo parado. . . . E dizem que e um golo anulado

anulados foram os golos do Felix e do Seferovic, isso sim sao golos anulados
Ispeakshit
2019-02-10 22h46m por Pedro3KSCP
Essa de reentrarmos na luta do titulo é sarcasmo certo?
Sporting
2019-02-10 22h43m por ispeakwiththetrue
Jogou muito bem perante o último classificado, estão agora a 9 pontos da liderança e reentram na luta pelo título, cheira-me q o jogo Oporto x Sporting será fantástico e decisivo.
10A
2019-02-10 22h42m por BITW
vai dizer ao arbitro do maritimo - benfica sff

ou as leis mudaram nos ultimos 2 anos?
12
OUTRAS NOTÍCIAS
Estatísticas e vídeos dos melhores momentos!
GOLO Moreirense!Chiquinho marca Acompanhe aqui o Feirense x Moreirense em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
BITW 23-02-2019, 16:35
SpionKop 23-02-2019, 16:30
PluribusUnum1904 23-02-2019, 16:28
SpionKop 23-02-2019, 16:27
SpionKop 23-02-2019, 16:26
SP
Spiderland 23-02-2019, 16:25
AN
andrerib 23-02-2019, 16:24
SP
Spiderland 23-02-2019, 16:23
AN
andrerib 23-02-2019, 16:23
GloriosoEncarnado 23-02-2019, 16:14
tenshi 23-02-2019, 16:13
tenshi 23-02-2019, 16:03
voltou_apito_dourado 23-02-2019, 16:00
CR28 23-02-2019, 15:55
SchmeichelTheSandman 23-02-2019, 15:41
MisticaEncarnada 23-02-2019, 15:36