betclicpt
      2019/12/02
      O "19:45" é um espaço de opinião do jornalista do zerozero Duarte Monteiro. À flor da relva e do coração, com os filtros puros do futebol.

      Quando a UEFA decidiu alargar o Campeonato da Europa de 2016 para 24 equipas houve quem tivesse torcido o nariz. Joachim Löw, então campeão do Mundo, foi um dos primeiros a manifestar desagrado. «Por vezes ficamos com a sensação que não se faz bem ao futebol. A qualidade sofre com isso», disse o alemão, há coisa de três anos.

      Ironicamente, no dia em que os grupos para o próximo certame continental foram (parcialmente) sorteados, o mesmo Joachim Löw deixou um desabafo: «É isto que se recebe quando se ganha o grupo na qualificação.» A Alemanha tinha acabado de receber em sorte a campeã do Mundo França e o campeão da Europa Portugal.

      Outro alemão, Joshua Kimmich, também fez questão de dizer que não concorda com as novas regras do sorteio, classificando-o de «estranho». Opiniões – sobretudo a de Löw – que esbarram numa certa contradição, que infelizmente não se reduz aos germânicos.

      Ainda no dia do sorteio, numa televisão portuguesa, ouvi a mesma tese de que o alargamento retira qualidade ao torneio, porque permite a entrada de seleções teoricamente mais fracas, logo jogos mais pobres. Tudo bem, aceito. O que me espanta é que depois, de uma forma mais ou menos irónica, com receio da contradição, por certo, se critique a constelação que levou a este grupo.

      Afinal queremos ou não queremos um Europeu – ou um Mundial, por exemplo – com os melhores jogos? Ou será esse apenas um discurso demagógico vedado a cada circunstância? Já nos habituamos a que no futebol do século XXI se fale muito, mas se diga pouco. Importante é alinhar pela corrente oposta, porque assim é sempre mais fácil parecer-se diferente.

      Pela parte que me toca, este é um sorteio de encher o coração. É por jogos com a Alemanha, com a França, com a Inglaterra, com a Espanha ou com a Itália que esperamos dois anos, ou não é? Com 16, 24 ou 48 equipas, um Europeu ou um Mundial é o Evereste do futebol, a Meca de todos os adeptos, em que tudo é sonho e nada é menos do que isso. E porque nada é menos do que isso, paremos os lamentos e sublinhemos a vermelho as datas do próximo verão. Nunca mais chega… 



      Comentários (8)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Alargamento idiota
      2019-12-07 18h23m por majfel
      Acresce que nao faz qualquer sentido ter 24 equipas. Não há nenhuma competição em que após a fase de qualificação existe uma fase final com quase metade das equipas existentes. 24 seleccoes num universo de 50 e poucas? Para quê?
      Um disparate pegado
      2019-12-07 18h19m por majfel
      Nao acertou uma. O quese quer numa grande competição não é os últimos campeões do mundo e da Europa a eliminarem-se na fase de grupos!
      Concordo com o Darth Kenobi
      2019-12-02 23h45m por carlos_batuta
      Antes do alargamento, já tínhamos jogos grandes. A diferença. . . tínhamos jogos grandes em quase todos os grupos (2004 - Portugal-Espanha; Holanda-Alemanha; França-Inglaterra, só na 1ª fase; 2012- Espanha-Itália, França-Inglaterra e Holanda-Alemanha outra vez, e citando apenas o jogo de maior cartaz de 3 dos 4 grupos). As 16 equipas eram mais homogéneas do que as actuais 24.
      Depois, o lote reduzia-se, e as eliminatórias eram cada vez mais puxadas - nunca tendo deixado de existi...ler comentário completo »
      Sorteio Euro 2020
      2019-12-02 19h32m por bludouro
      Subscrevo a letra o testamento do user Darth_Kenobi! Sinceramente não podia exposto a negatividade deste sorteio de melhor forma. Jamais assisti a realização de um sorteio tão errático e a roçar a farsa que aquele que ocorreu em Bucareste no Sábado! Ora vejamos: tivemos um grupo praticamente completo por motivos políticos, outro meio-preenchido, e outros, com lugares formalmente reservados a potenciais anfitriões cuja qualificação através do "play-off" ainda não foi consumada!

      ...ler comentário completo »
      N_Shadow19
      2019-12-02 15h50m por AcaroInformatico
      No caso do grupo de Portugal, a seleção bombo do grupo, poderá ser a Hungria. . . neste caso, Portugal estará num grupo com dois anfitriões deste Europeu e com a seleção atual campeã do Mundo.
      Duarte Monteiro. . .
      2019-12-02 15h28m por AcaroInformatico
      Excelente texto, eu também sou da sua opinião. . . Aliás, escrevi-o por aqui diversas vezes e fui ouvido, se alguma força celestial estivesse à escuta. Alemanha e França no grupo de Portugal, só nos poderá fazer bem, porque se é para jogar à italiana, pelo menos jogamos contra equipas que queiram assumir o jogo. São dois jogos maravilhosos pela frente e se passarmos, não nos preocupamos com estes papões até às 1/2 finais. . . embora haja outros papões de boca bem aberta.

      ler comentário completo »
      N_
      Alargamento
      2019-12-02 15h21m por N_Shadow19
      O problema do alargamento é que no grupo de Portugal por exemplo os jogos de pouco valem. Os 3 que passam estão praticamente identificados. E Portugal pode passar na maior em 3º apenas ganhando ao saco de pancada do grupo. Como aliás aconteceu em 2016 em que Portugal ganha o Euro depois de ZERO vitórias na fase de grupos. Que se possa ganhar um torneio assim é estúpido.
      BM
      Verdade
      2019-12-02 14h00m por bmgb_bmgb
      Caindo ou não na fase de grupos, pelo menos sabemos que Portugal vai ter 2 grandes jogos. Quanto à discussão relativa ao alargamento de equipas no Europeu, esta parece-me absurda. Creio que o alargamento se deve ao aumento de selecções de qualidade, mais do que qualquer outro motivo. É claro que existem factores económicos que pesam muito, mas olhando para a lista de selecções eu sinceramente não vejo nenhuma que não vá lá para fazer nada. E mesmo as teoricamente piores equipas podem ser...ler comentário completo »
      OPINIÕES DO MESMO AUTOR
      Dois fins de semana. Já são dois. E, ainda que calculando com a imprevisibilidade destes tempos, os sinais são bonitos: vão ser mais; quase de certeza todos os que faltam para que 2019/20 chegue a ...
      24-05-2020 16:39
      Tenho 33 anos de vida e quase 12 de jornalismo. Contam-se pelos dedos de uma mão as fotografias que pedi para tirar com protagonistas da bola. Antes e depois de ser jornalista. Um desses dedos foi ...
      12-01-2020 12:55E1
      O Golden Boy de 2016 já pouco – ou nada – brilha; o único ouro que Renato Sanches tem sido capaz de exibir nos últimos tempos é aquele que usa no corpo e ...
      20-08-2019 10:53E25
      Opinião
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      Uma peladinha no Maracanã
      Jorge Reis-Sá
      Pelas minhas gavetas do futebol
      Tiago S. Nogueira
      Livres Sem Barreira
      Márcio Madeira
      O sítio dos Gverreiros
      António Costa
      Uma peladinha no Maracanã
      Jorge Reis-Sá