O meu mundo aos quadrados
José Pedro Pais
2019/10/05 21:11
E1
"O meu mundo aos quadrados” é uma coluna de opinião que pretende fugir ao império comunicacional dos três grandes, sob a perspetiva de um adepto do futebol pela positiva, profissional e transparente, que por acaso é boavisteiro.

Boavista x Tondela

Este jogo demonstrou claramente que os princípios de jogo sesobrepõem à escolha das peças que entram em campo.

Embora Lito Vidigal tenha apresentado uma equipa aparentemente ofensiva (com 4 avançados), a falta de capacidade construtiva da equipa aliada à tendência colectiva defensiva, fez com que o Boavista tivesse dificuldade em criar superioridade ofensiva (com perigo) sobre o Tondela.

O Boavista expôs-se menos a riscos (o Tondela que me recorde apenas teve uma oportunidade de golo), e podia inclusive ter chegado ao golo se qualquer uma daquelas bolas ao ferro tivesse entrado.

Pode-se gostar mais ou menos da forma como esta equipa se apresenta, e discutir sobre se esta é a forma apropriada de estar no Boavista, mas não há  dúvidas que este é o carácter de todas as equipas de Lito Vidigal: solidez defensiva e uma escassez ofensiva dependente da arbitrariedade dos poucos lances que dispõem.

Esperemos que este mês de intervalo sirva para melhorar os processos ofensivos..

Yaw Ackah

O jovem ganês de apenas 20 anos tem sido a revelação da temporada do Boavista até agora. Apesar de ser um jogador de reduzida estatura, trata-se de um jogador com uma enorme disponibilidade física e com uma tremenda intensidade defensiva.

Alia uma boa capacidade de recuperação da bola (de tackle) a algum critério no início da construção de jogo.

Tenha ele responsabilidade e humildade para manter a determinação e continuar a evoluir, e poderá ter uma carreira bastante promissora e constituir uma importante mais-valia para o clube no futuro.

Assistência

Mais uma vez assistiu-se a uma boa casa no jogo contra o Tondela.

Não há qualquer dúvida sobre o mérito do trabalho realizado na recuperação de adeptos e simpatizantes no estádio.

As assistências subiram significativamente fruto de uma política de preços acertada, de uma aproximação às instituições da cidade (escolas, empresas, etc), e de uma política de comunicação mais expressiva:

O crescimento é claramente orgânico uma vez que o nível das assistências não está minimamente relacionado com a visita dos habituais “três grandes”.

Pese embora exista uma clara discrepância entre os valores oficiais das assistências e o público que efetivamente esteve presente nos jogos, o reaparecimento dos sócios e simpatizantes só pode ser visto como um elemento revitalizante do clube.

Corrida da Pantera

A Corrida da Pantera, à semelhança da comparência de Rui Moreira em - pelo menos - dois jogos do Boavista este ano, demonstra uma clara aproximação do clube à autarquia, que é de salutar.

Até porque o afastamento já nos provocou enormes injustiças no passado...



Comentários (1)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Axadrezado 1903
2019-10-12 19h47m por gremionarede
Gosto muito do Boavista Futebol Clube , assim como Grêmio de Porto Alegre foi fudado em 1903.
OPINIÕES DO MESMO AUTOR
No regresso à temporada 19/20 das crónicas futebolísticas (após um defeso de férias e trabalho), resolvi alterar a forma da crónica habitual, passando de ...
26-09-2019 12:25
O anunciado fim da equipa B é, possivelmente, a primeira decisão estrutural disruptiva da nova direcção do Boavista.    Apesar deste projecto ser ...
22-06-2019 22:23E6
O mundo do futebol é absolutamente fascinante. O que mais me desperta neste mundo, aparentemente irracional, é o conhecimento das variáveis que determinam a maior ...
03-05-2019 15:15E2
Opinião
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência
Hugo Martins
Aquele passe de letra
Bruno Pinto
O meu mundo aos quadrados
José Pedro Pais
Sempre (In)festa
Filipe Dias
Azul e Branco
Carlos Teixeira