Sempre (In)festa
Filipe Dias
2019/10/03 09:51
E9
"Sempre (In)festa" é uma coluna de opinião de um director de um clube amador que vos tenta trazer algo pouco explorado na globosfera que é a precariedade em que estes clubes vivem, entre outros assuntos, mantendo sempre a imparcialidade e respeito por todos os demais.

A questão do Benfica europeu que o Presidente Luís Filipe Vieira imagina, está muito para lá da sua própria imaginação.

Recentemente, referiu-se ao Ajax para dizer que o clube de Amesterdão chegou às meias-finais da Liga dos Campeões na temporada passada com os seus jogadores da formação, mas esqueceu-se de analisar alguns pormenores: Dusan Tadic é um médio sérvio de 30 anos, com passagem pela Premier League ao serviço do Southampton e Daley Blind, de 29 anos, é um defesa que cresceu no Ajax mas que passou vários anos no Manchester United, antes do regresso. Já para não falar do veterano Huntelaar, de 36 anos, que antes do regresso ao Ajax, passou por Real Madrid, Milan e Schalke 04.

Estes são só alguns exemplos de que o Benfica europeu que o Presidente sonha está longe de chegar a patamares elevados. É inegável a qualidade do trabalho de formação benfiquista - provavelmente a melhor do país e uma das melhores da Europa -, não é à toa que se vende bempara os lados do Seixal. João Félix, Ederson, Lindelof, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva, André Gomes, Nelson Semedo e Cancelo, são provavelmente as maiores pérolas que o Benfica vendeu nos últimos anos e, uns mais outros menos, têm demonstrado o porquê no investimento destes craques.

Ou seja, o Benfica forma bem, tem bons elementos que podem dar o salto dentro de pouco tempo para alguns colossos europeus - Rúben Dias, Ferro, Jota, Florentino, são só alguns nomes e haverá concerteza mais, pois todos os anos saem da formação do Seixal meninos de grande qualidade - mas falta algo a este Benfica para "atacar" a Europa: experiência europeia. E não estou a falar de jogadores como Jardel, André Almeida, Fejsa, Samaris ou Pizzi, mas sim de jogadores que passaram por grandes clubes europeus e que possam já ter no seu currículo competições europeias. E isso é algo que o Benfica não tem, nem nunca teve nos últimos anos.

Dou o exemplo de David Luiz: diz-se benfiquista e que gostaria de terminar a carreira no Benfica. Já venceu duas Ligas Europa e uma Liga dos Campeões e já poderia ter regressado. Reparem por exemplo no Zenit, que contratou Ivanovic. Muitos anos no Chelsea (marcou o golo da vitoria ao Benfica na final da Liga Europa de 2013) para dar experiência à sua defesa!

Por isso, acho que a este Benfica actual falta-lhe experiência, acima de tudo, porque só os miúdos não chega. Com sorte, daqui a dez anos, João Félix, Ederson, Lindelof, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva, André Gomes, Nelson Semedo e Cancelo podem regressar e com a sua experiência o sonho de Luís Filipe Vieira poderá ser uma realidade...



Comentários (9)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
JC
Banha-da-cobra
2019-10-05 13h14m por JCCortez
O problema, é que esse "projecto Europeu", andamos a ouvir falar dele há 10 anos sem nunca ter sido concretizado. Pior: é destruído todos os anos, com a venda maciça dos melhores jogadores, e dos talentos que saem do Seixal, mal substituídos por jogadores medianos - mas que nalguns casos custam bom dinheiro, dinheiro esse que não se sabe muito bem porquê e para quem vai- e por miúdos inexperientes que nem sequer passaram por períodos de adaptação convenientes, sendo logo lançados sem est...ler comentário completo »
Pois. . .
2019-10-05 12h05m por JFreitas90
Ouvir mês sim, mês não o vosso presidente dizer que acredita num Benfica europeu, que não sai sem um título europeu, boa Bla Bla também não ajuda. . .
Meu 11
2019-10-04 22h52m por Migas29
Tendo em conta as recentes exibições, o meu 11 para o próximo jogo na Champions League seria:
GR: Odysseas Vlachodimos
LD: Tomás Tavares
DC: Rúben Dias
DC: Ferro
LE: Álex Grimaldo (Se não se põe a pau, banco)
MDf: Florentino Luís (se estiver em condições de jogar) / Samaris
MC: Gabriel Appelt
ME: Rafa Silva
MD: Gedson Fernandes (Pizzi está a precisar de banco)
SA: RDT
PL: Carlos Vinicius
Até estava a pensar co...ler comentário completo »
DanielMarques88
2019-10-04 22h40m por Migas29
Apesar de todos esses problemas, penso que a equipa deve render mais do que tem rendido na Champions. . . Ao contrário do que muitos users pensam, penso que fizemos um bom jogo frente ao Leipzig, apesar de eles terem tido mais posse de bola, nós fomos bem mais objetivos, tanto que tivemos mais remates e oportunidades de golo. . . Agora, neste jogo, não se admite a uma equipa como o Benfica fazer o seu primeiro remate perigoso aos 65 minutos!
DanielMarques88
2019-10-04 12h11m por El-Mago-10
Concordo com os seus comentários. Ter os putos do Seixal é fantástico, mas não chega. É preciso complementar com qualidade e experiência e isso não se faz com o Jardel e o Fesja atual que só tornam a equipa pior. É preciso trazer 2 ou 3 jogadores experientes que façam a diferença. Não é com Taarabt e Seferovic que a equipa vai lá, muito menos com a falta de intensidade de jogadores como Pizzi. Ou seja, do 11 que jogou quarta, os 4 mais experientes não têm nível para esta competição. Is...ler comentário completo »
Migas29
2019-10-04 06h52m por DanielMarques88
Falsa ideia, é a minha opinião

Podemos ter um bom 11, mas se um se lesionar, adeus. E isso viu-se logo, lesionou-se Florentino e Gabriel, e o resultado està aí.

Nao tens guarda-redes para competir com Vlachodimos, nao tens um central de jeito para fazer descansar (ou rodar) Ruben Dias e Ferro. Nõ tens um trinco de jeito, estamos a contar com um puto de 19 anos, Florentino, para a época toda?

A par de Gabriel, nao tens ninguem que saiba fa...ler comentário completo »
DanielMarques88
2019-10-03 16h51m por Migas29
Achas mesmo que este plantel não tem capacidade para ganhar ao Zenit?
Lunev/Vlachodimos
Smoln ikov/Tomás Tavares
Ivanovic/Jardel
Rakitsk yi/Rúben Dias
Douglas Santos/Grimaldo
Wilmar Barrios/Fejsa
Ozdoev/Gabrie l
Shatov/Pizzi
Driussi/R afa
Azmoun/Taarabt
Dzyub a/Seferovic
Claro que jogar com Fejsas, Pizzis, Jardels e Seferovics no 11 não ajuda mas mesmo assim tínhamos mais que equipa para vencer o Zenit. . . ...ler comentário completo »
Migas29
2019-10-03 14h27m por DanielMarques88
Para ganhar tens que ter plantel.

O Benfica nao o tem. Ponto final

Temos que acabar com essa do "melhor plantel de Portugal"

O que ele diz no texto é verdade, falta ali tipo um Aimar no meio, um David Luiz na defesa

Aonde estão aquelas contratações que nos faziam salivar? tipo Aimar, Garay, Saviola, Ramires, etc. . .
''Benfica Europeu''
2019-10-03 12h08m por Migas29
Qual experiência. . . O problema é a mentalidade (ou a falta dela). . . Benfica, como equipa grande que é, tem de jogar em todas as frentes com a melhor equipa possível e não utilizar a Champions para promover a marca ''Made In Seixal'', nem para colocar sempre as Vacas Sagradas do clube, nem muito menos para rodar a equipa. . . O pior é que eu ainda tenho fé que alguma coisa mude, mas para isso acontecer, são necessárias mudanças drásticas.
OPINIÕES DO MESMO AUTOR
Tinha eu uma dúzia de anos quando me comecei a entusiasmar pelo desporto rei e nessa altura, o Famalicão andava na 1ª Divisão. Tenho uma vaga ideia do "Fama" ...
25-09-2019 13:30E3
O nosso país entrou neste ano desportivo futebolístico com cinco representantes nas competições europeias. Três teriam sempre acesso directo às fases ...
30-08-2019 17:21
Terminaram este domingo os quartos-de-final da fase final do Campeonato de Portugal, onde foram eliminadas as equipas do Vizela, Fafe, Sp.Espinho e Lusitânia de Lourosa pelas equipas do ...
03-06-2019 10:00E18
Opinião
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência
Hugo Martins
Aquele passe de letra
Bruno Pinto
O meu mundo aos quadrados
José Pedro Pais
Sempre (In)festa
Filipe Dias
Azul e Branco
Carlos Teixeira